São Paulo, sábado, 15 de junho de 2002

Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Cantores retomam o projeto Pão Music, que acontece aos sábados e deve reunir os antológicos "Doces Bárbaros"

Gal e Motta dividem o palco do Ibirapuera

Roberto Price/Folha Imagem
A cantora Gal Costa, que se apresenta pela primeira vez com Ed Motta, hoje, no Ibirapuera


DA REDAÇÃO

Quando a cantora Gal Costa subir ao palco do Ibirapuera hoje, às 16h, começa a contagem regressiva para um dos momentos mais esperados pelos fãs do tropicalismo desde meados dos anos 70: a volta do antológico "Doces Bárbaros", supergrupo formado pelos baianos Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Gal.
A iniciativa, parceria do Grupo Pão de Açúcar com a Prefeitura de São Paulo, marca a estréia da edição 2002 do projeto Pão Music, realizado gratuitamente há oito anos na praça da Paz, que agora acontecerá aos sábados.
Com um repertório de releituras de antigos sucessos de sua carreira, gravados no CD "De Tantos Amores", Gal, 56, terá como convidado o cantor e compositor Ed Motta, com quem jamais havia dividido um palco.
Além de "Força Estranha", de Caetano Veloso, "Que Pena", de Jorge Ben, e "Folhetim", de Chico Buarque, a baiana deverá emprestar sua voz para a faixa "Apaixonada", de Motta, que, por sua vez, interpretará músicas próprias, do CD "Dwitza", como "Lindúria", "Um Dom pra Salvador" e "No Carrão Eu me Perdizes na Consolação".
Considerada uma das melhores intérpretes das canções de Tom Jobim (1927-94), Gal também deverá incluir na apresentação músicas do maestro e arranjador, o qual ajudou a homenagear em uma série de shows promovidos pelo Sesc Vila Mariana em abril.
As próximas atrações do projeto, com Caetano, Bethânia e Gil, apresentam-se respectivamente nos dias 17/8, 7/9 e 12/10. Em fase "reggaeira", Gilberto Gil deve receber no palco o casal de músicos Rita Lee e Roberto de Carvalho. A tão esperada reunião dos quatro baianos está marcada para acontecer só no dia 7 de dezembro.

Transferência
Por motivos de conservação do espaço do Ibirapuera, os shows desta edição do Pão Music foram transferidos, a pedido da prefeitura, para os sábados. Anteriormente realizados aos domingos no começo da tarde, passarão agora para as 16h de sábado.
Em anos anteriores as apresentações ao ar livre, na praça da Paz, chegaram a reunir mais de 100 mil pessoas no local, gerando reclamações da organização quanto à sujeira acumulada no local.
Por esse mesmo motivo, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente já havia cogitado inclusive o cancelamento dos grandes eventos no parque. Se não foi desta vez, conseguiu pelo menos a diminuição do número de shows: quatro este ano contra seis realizados em 2001.
"O Ibirapuera é a praia do paulistano. Por isso tem de ser um lugar democrático onde o esporte, a música ou a mera contemplação possam conviver tranquilamente", justifica Eduardo Romero, diretor de marketing do Grupo Pão de Açúcar. "De qualquer forma, a dinâmica dos shows, cheios de efeitos e de plasticidade, funcionará melhor no período do cair da tarde", afirma.

PÃO MUSIC 2002 - show da cantora Gal Costa com participação especial do músico e compositor Ed Motta. Onde: parque Ibirapuera - praça da Paz (av. Pedro Álvares Cabral, s/nš, região sul, tel. 0800-115060). Quando: hoje, a partir das 16h. Quanto: entrada franca. Realização: Grupo Pão de Açúcar e Prefeitura de São Paulo.


Próximo Texto: Cinema: Saga de "Os Sertões" se prolonga em ciclo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.