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TEATRO
Espetáculos "Terça Insana", "Verdades, Canalhas" e "À la Carte" inserem dramaturgia nos dias úteis da cidade
Temporadas experimentais invadem semana
Divulgação
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Cena do documentário "Samba Riachão", de Jorge Alfredo, que passa hoje e amanhã no festival |
SERGIO SALVIA COELHO
CRÍTICO DA FOLHA
Durante os anos 50 e 60, a
grande época do teatro paulista, havia apresentações de terça
a domingo e as segundas eram
para o teatro experimental. Assim, das segundas do Teatro Brasileiro de Comédia saiu o Teatro
de Arena, das segundas do Arena,
o teatro Oficina, e os porões do
Oficina engendraram o teatro do
Ornitorrinco. Com a crise econômica e política, esquerda e direita,
comercial e experimental se separaram, e o mercado se retraiu.
Perdeu-se a terça e a quarta, e,
nestes dias, a quinta vem desaparecendo também. Mas que não se
aflijam em demasia os amantes de
teatro: se as temporadas oficiais se
limitam ao fim de semana, as experimentais aumentam e passam
a ocupar a semana.
Não são só as leituras dramáticas que se multiplicam: no cabaré
do N.Ex.T toda terça tem "Terça
Insana", na qual Grace Gianoukas, primeira-dama do trash, faz a
revista da semana com um humor
absolutamente incorreto que vem
atraindo cada vez mais iniciados.
Sempre aberta a convidados,
conta com a fluência verbal de
Marcelo Mansfield e com Sanderson de Marcelo Médici, já consagrado enquanto briguella da commedia dell'arte paulistana. Com
piadas que nem sempre acertam,
mas que são sempre renovadas,
vale a pena ver grandes atores inventarem bons textos.
Na mão inversa, grandes textos
formando bons atores, está "Verdades, Canalhas", compilação de
contos desarmantes de García
Marquez, João do Rio, Drummond e Murilo Rubião, costurados com agilidade por Mário Viana, como se fossem flagrantes de
jornais sensacionalistas. A Cia.
Provisório-Definitivo, recém-saída de uma premiada trajetória de
festivais universitários, vem ocupar as quartas e quintas do teatro
Cultura Inglesa com a garantia da
direção ágil e precisa de Hugo
Possolo e o carisma de Paula Arruda fazendo o coelho Teleco de
Rubião, misto de Pixote e Pernalonga, com um humor agridoce.
A companhia tem tudo para repetir a bem-sucedida estratégia
da La Mínima, companhia de Domingos Montagner e Fernando
Sampaio, que com "À la Carte"
estreou no ano passado na temporada alternativa, conquistou o
APCA de melhor espetáculo de
técnica circense e agora ocupa os
fins de semana em Pinheiros.
Apoiada na direção de Leris Colombaioni, palhaço italiano de
sexta geração, e em sete anos de
experiência nas ruas, a montagem
que tem o humor contestatório de
Chaplin e o nonsense dos desenhos animados está pronta para a
consagração: tendo concluído a
trajetória alternativa, é um dos
melhores espetáculos em cartaz.
Não, o teatro não está se retraindo, está se reciclando. E, para isso,
todo dia é útil em São Paulo.
Terça Insana
Concepção e direção: Grace Gianoukas
Onde: N.Ex.T - cabaré (r. Rego Freitas,
454, República, tel. 3106-9636)
Quando: ter., às 22h30; até 17/12
Quanto: R$ 5 (mais R$ 5 de consumação
mínima)
Verdades, Canalhas
Texto: Mário Vianna
Direção: Hugo Possolo
Onde: teatro Cultura Inglesa - Pinheiros
(r. Dep. Lacerda Franco, 333, tel. 3191-0011)
Quando: qua. e qui., às 21h; até 2/5
Quanto: R$ 10
À la Carte
Concepção: Cia. La Mínima
Direção: Leris Colombaioni
Onde: teatro Cultura Inglesa - Pinheiros
Quando: sex. e sáb., às 21h; dom., às
19h; até 5/5
Quanto: R$ 12
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