São Paulo, segunda-feira, 16 de junho de 2008

Texto Anterior | Índice

Quarteto Szymanowski toca clássicos eslavos no Teatro Alfa

Concertos acontecem hoje e amanhã, dentro da série Mozarteum Brasileiro

Divulgação
O Quarteto Szymanowski, que toca hoje e amanhã no Teatro Alfa


IRINEU FRANCO PERPÉTUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Se a Polônia teve um Villa-Lobos, foi Karol Szymanowski (1882-1937), cuja música o quarteto que recebe seu nome toca hoje e amanhã no Teatro Alfa, dentro da série de assinaturas do Mozarteum Brasileiro.
Nascido na Ucrânia e falecido na Suíça, Szymanowski estudou a produção folclórica polonesa para empregá-la em sua música de concerto -no "Quarteto n. 2", que faz parte do programa de hoje, o compositor utilizou temas coletados na região das montanhas Tatra, no sul da Polônia.
O concerto de amanhã, se não tem Szymanowski, inclui composições de diversos outros compositores eslavos, cuja produção sinfônica é bastante tocada por aqui, mas dos quais as obras de câmara estão praticamente ausentes de nossas salas de concerto.
Caso do russo Serguei Rachmaninov (1873-1943), um campeão dos concertos para piano, que teve desta vez programados os seus "Dois Movimentos para Quarteto de Cordas"; e do também russo Piotr Ilitch Tchaikovski (1840-1893), autor de popularíssimas sinfonias, e que comparece com o "Quarteto n. 1".

Classicismo vienense
Nem só de música eslava, contudo, vive o repertório do Quarteto Szymanowski. No programa de hoje, o grupo incluiu também dois mestres do classicismo vienense: Joseph Haydn ("Quarteto Op. 77 n. 2") e Franz Schubert ("A Morte e a Donzela"), enquanto o de amanhã traz o talento refinado do francês Maurice Ravel ("Quarteto em fá maior").
Fundado em Varsóvia, em 95, mas musicalmente educado em Hanover, na Alemanha, o Quarteto Szymanowski é atualmente integrado por Grzegorz Kotow (segundo violino), Vladimir Mykitka (viola) e Marcin Sieniawski (violoncelo), além do ucraniano Andrej Bielow, de apenas 26 anos, que assumiu o posto de "spalla" (primeiro violino) em 2005, substituindo Marek Dumicz.
Londres e Viena estão na agenda da atual temporada do grupo, que lançou, em 2006, um disco -que inclui no repertório obras de Haydn, Dvorák e da compositora polonesa Grazyna Bacewicz (1909-1969)- pela Avie Records, gravadora britânica que tem editado os CDs do violoncelista brasileiro Antonio Meneses.
Amanhã, das 10h às 13h, os integrantes do Quarteto Szymanowski dão master class no Instituto Baccarelli (estrada das Lágrimas, 475, Sacomã). As vagas são limitadas, e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas no Mozarteum Brasileiro (tel. 3815-6337).


QUARTETO SZYMANOWSKI
Quando:
hoje e amanhã, às 21h
Onde: Teatro Alfa (r. Bento Branco de Andrade Filho, 722, tel.5693-4000; classificação: livre)
Quanto: R$ 45 a 130


Texto Anterior: Filme de estréia de cineasta francesa tenta parecer mais profundo do que é
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.