São Paulo, segunda-feira, 16 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Índice

TEATRO

Inauguração reúne Galpão, Pequeno Gesto e São Jorge de Variedades

Vertigem abre sede com mesa-redonda

VALMIR SANTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Grupo dado à busca de novos significados cênicos para espaços não-convencionais, como presídio, hospital e igreja, o Teatro da Vertigem faz jus à sua linguagem ao conquistar a primeira sede em dez anos de atividades.
Trata-se de pelo menos cinco salas da Casa nš 1, como é batizado o edifício do século 19 localizado no centro histórico de São Paulo, Páteo do Colégio, ao lado do Solar da Marquesa de Santos.
A sede, ou Núcleo de Pesquisa Teatro da Vertigem, será inaugurada hoje com a mesa-redonda "Teatro de Grupo".
Além do grupo dirigido por Antônio Araújo, participam a paulistana Cia. São Jorge de Variedades, representada pela diretora Gergette Fadel; o grupo carioca Teatro do Pequeno Gesto, pelo diretor Antônio Guedes e pela dramaturgista Fátima Saadi; e o mineiro Galpão, pelo ator Júlio Maciel.
São trabalhos que têm em comum pesquisa e criação de espetáculos em chave colaborativa, cada um a seu modo. Não inventam a roda, mas reafirmam o processo de teatro de grupo, marca dos anos 90. E isso implica espaço para ensaios, realização de oficinas e abrigo do material cenotécnico e de documentação. O veterano Galpão, 20, por exemplo, alugou um antigo cinema de Belo Horizonte e transformou o local em palco múltiplo para espetáculos.
Segundo a diretora do DPH, Leila Regina Diegoli, a Casa nš 1 é compartilhada com o grupo por causa da afinidade do Teatro da Vertigem em lidar com a memória dos espaços urbanos.
A sede faz parte do projeto de remontagem da trilogia bíblica ("Apocalipse 1,11" e "O Livro de Jó", ambas em cartaz; e "O Paraíso Perdido", previsto para janeiro ou fevereiro). Foi selecionado no Programa Municipal de Fomento ao Teatro.

TEATRO DE GRUPO - Mesa-redonda para inauguração do Núcleo de Pesquisa Teatro da Vertigem. Onde: Casa nš 1 (r. Roberto Simonsen, 136-B, centro, s/t). Quando: hoje, às 20h. Quanto: entrada franca.


Texto Anterior: Cinema: Giordana refaz passos de rebelde italiano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.