São Paulo, sábado, 17 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Isaac Asimov inspira ficção científica em cima do palco

DA REPORTAGEM LOCAL

Os espetáculos da Kompanhia do Centro da Terra (1989) tangenciam a ficção científica.
Em "O Kronoscópio", que estréia hoje, a dupla Ricardo Karman (direção) e Otávio Donasci (cenografia) retoma seu universo dileto, agora em cima do palco e não em espaços como o túnel sob o rio Pinheiros.
Escrito por Karman, o texto é inspirado no conto "The Dead Past" (1956), do russo-americano Isaac Asimov. A peça, uma drama, narra a história de um professor de história (Hélio Cícero) determinado a construir um aparelho que permite viajar no tempo. Ele apela a um cientista, e o projeto é distorcido. A ilimitada curiosidade humana expõe sua falha: desastres para o planeta e para a vida pessoal.
"Numa época de aquecimento global causado pela febre desenvolvimentista, [o texto] ganha importância por discutir a ciência, a ética e o progresso tecnológico", diz Karman, que usa efeitos especiais como chuva, fogo e teletransporte.


O KRONOSCÓPIO
Quando:
estréia hoje, às 21h; sáb., às 21h, e dom., às 19h. Até 8/7
Onde: teatro do Centro da Terra (r. Piracuama, 19, tel. 3675-1595)
Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Ágora espia o fim do túnel na peça "Estação Paraíso"
Próximo Texto: Crítica/teatro/"Os Crimes do Preto Amaral": Montagem expõe o racismo implícito do povo brasileiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.