São Paulo, quinta-feira, 17 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

Dogma Feijoada lança polêmica

ESPECIAL PARA A FOLHA

O nome é ótimo e a idéia, polêmica. O Dogma Feijoada promete ser uma das atrações do 11º Festival Internacional de Curtas de São Paulo, ao propor o debate sobre a imagem do negro no cinema brasileiro. O tema não é novo na programação do evento.
Em 1997, a seção Foco foi dedicada a cineastas negros de vários países. No ano passado, foi realizado o 1º Encontro de Realizadores e Técnicos Negros. Agora, o gancho é o manifesto "Gênese do Cinema Negro Brasileiro", escrito pelo cineasta Jeferson De, estudante de cinema na USP.
Seu apelido é uma brincadeira com o Dogma 1995, cujo principal representante é o dinamarquês Lars von Trier (vencedor da Palma de Ouro em Cannes-2000 com "Dancer in the Dark").
A versão Feijoada tem sete pontos orientando a produção de filmes por e sobre negros:
"1. O filme tem de ser dirigido por realizador negro brasileiro;
2. O protagonista deve ser negro;
3. A temática do filme tem de estar relacionada com a cultura negra brasileira;
4. O filme tem de ter um cronograma exequível. Filmes-urgentes;
6. Personagens estereotipados negros (ou não) estão proibidos;
7. O roteiro deverá privilegiar o negro comum brasileiro. Super-heróis ou bandidos deverão ser evitados.".
O manifesto será debatido na próxima quarta (23), às 21h, no Espaço Unibanco. Seis curtas integram o programa "Dogma Feijoada - Mostra da Diversidade Negra", entre os quais "Gênesis 22", ficção do próprio Jeferson De. É a oportunidade de conferir a aplicação de suas propostas.
Serão exibidos ainda os documentários "Abá", de Raquel Gerber e Cristina Amaral, "O Catedrático do Samba", de Noel Carvalho e Alessandro Gamo, e "Dia de Alforria", de Zózimo Bulbul, além dos curtas de ficção "Almoço Executivo", de Marina Person e Jorge do Espírito Santo, e "Ordinária", de Billy Castilho. (SR)



Texto Anterior: Cinema: Festival de curtas abre com número recorde
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.