São Paulo, quarta-feira, 18 de maio de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Pedro Juan Gutiérrez fala sobre "jogo literário" em evento cultural

Autor cubano palestra hoje no Congresso de Jornalismo da "Cult"

DE SÃO PAULO

O escritor cubano Pedro Juan Gutiérrez, 61, abre a programação de hoje do 3º Congresso Internacional de Jornalismo Cultural.
No segundo dia do evento, promovido pela revista "Cult", Gutiérrez faz a palestra "O jogo na escrita: o desconhecido, o inexplicável, a escuridão", às 9h30.
Para abordar o tema, o cubano promete usar como exemplo dois escritores fundamentais para sua formação literária: Franz Kafka e Julio Cortázar.
Gutiérrez é autor de mais de 20 livros de prosa e poesia. O escritor está finalizando o romance -com título provisório- "Estoico e Frugal".
Assim como nos outros livros, a obra tem uma forte marca autobiográfica. No entanto, o protagonista do romance vive em Madri, e não em Havana, como ocorre na maioria das suas histórias.
O jornalista cearense e colunista do caderno Esporte, Xico Sá, será o responsável pela condução da palestra.
Às 11h30, segue o debate literário com Rubens Figueiredo, escritor e tradutor, Alcir Pécora, professor, crítico literário e colaborador da Folha, e Daniel Piza, colunista de "O Estado de S. Paulo". Eles fazem parte da conferência "Qual o papel da crítica literária hoje: seus equívocos e seus acertos". A mediação será do professor de literatura Frederico Barbosa.
Na sequência, às 15h, a terceira parte do evento tem como tema as artes visuais.
O artista Ivald Granato debate com a curadora Angélica de Moraes e com o repórter da Ilustrada Silas Martí sobre "A relação entre as artes visuais e a crítica especializada". A jornalista Juliana Monachesi media a conferência.
Às 17h, Fabio de Souza Andrade, professor da USP, Noemi Jaffe, professora da PUC-SP e colaboradora da Folha e o jornalista Rodrigo Lacerda debatem a autonomia estética da literatura brasileira. A conversa tem mediação de Raquel Cozer, de "O Estado de S. Paulo".
O diretor da MTV Brasil, Zico Góes, debate com Valter Salles, gerente do SescTV, e Marcia Tiburi, escritora e colunista da "Cult" na conferência "O papel da televisão no âmbito da cultura". A conversa, que se inicia às 19h, tem mediação do presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, José Augusto Camargo.
Veja ao lado os destaques do 3º Congresso Internacional de Jornalismo Cultural.


Texto Anterior: "Objeto Gritante" cria olhar poético sobre a condição humana
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.