São Paulo, Domingo, 18 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Postal gigante de SP dá adeus

free-lance para a Folha

Hoje é o último dia para conhecer a tela panorâmica gigante do fotógrafo Valério Vieira, que retrata a cidade de São Paulo no início dos anos 20. Com quase 15 m por 1,6 m, a tela possui um ângulo de visão de 360.
Vieira (1862-1941) projetou a obra em 1918 e buscou recursos para a confecção, inclusive solicitando apoio do governo paulista.
Em 1921, conseguiu financiamento do prefeito Rocha Azevedo e a tela foi fotografada entre janeiro e março de 1922.
Para ter a paisagem perfeita da cidade, Vieira subiu na torre do Liceu Coração de Jesus, no bairro de Campos Elíseos, na época, o ponto mais alto da cidade.
Em 7 de setembro de 1922, representou São Paulo nas comemorações do centenário da Independência, transformando-se em um grande postal da cidade.
A visão do espaço anunciava a modernização do vilarejo, que já se via cercado pelas fábricas implantadas desordenadamente.
Vieira, músico, pintor e fotógrafo bem-sucedido até 1930, registrou sete imagens em chapas de vidro de 24 por 30 cm, dando um giro completo em torno da torre.
Além do mérito histórico, o trabalho se destaca pela originalidade e por seu valor histórico, retratando a São Paulo daquele tempo.


Exposição: Valério Vieira Onde: MIS (av. Europa, 158, zona sul de São Paulo, tel. 852-9197) Quando: hoje, das 14h às 22h Quanto: entrada franca

Texto Anterior: Último dia: MIS revela as Gerais de ontem e hoje
Próximo Texto: Rossi expõe paisagens urbanas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.