São Paulo, sábado, 18 de novembro de 2000

Texto Anterior | Índice

"A PRIMEIRA NOITE DA MINHA VIDA"
Espanhol apresenta curto-circuito social

TIAGO MATA MACHADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"A Primeira Noite da Minha Vida", versão espanhola do projeto internacional "2000 Visto por...", retoma as proposições de dois outros filmes da série. Como Walter Salles em "O Primeiro Dia", o diretor espanhol Miguel Albaladejo promove aqui um curto-circuito social, idealizando tempos mais igualitários que, como em "O Livro da Vida", de Hal Hartley, devem ser anunciados pela aparição de um novo Cristo.
Albaladejo encontra sua manjedoura num desses casebres suburbanos de Madri sem água nem calefação que, segundo ele, abrigarão, em 2010, mais de 10% da população espanhola.
De novo, o catolicismo do diretor não tem muita fraternidade e igualdade entre os homens por um futuro melhor. O mérito do diretor é cimentar sua nobre mensagem sobre uma narrativa ágil o suficiente para nos entreter. O enredo do filme é cheio dessas convergências e inverosimilhanças que fazem a fama de um bom roteiro.
Para dar à luz o novo século, Miguel Albaladejo arma um curto-circuito em que pobres e ricos, pai e filha (separados pela pobreza), sogro e genro (separados por seus valores) e solitários incuráveis de toda espécie (há um fantasiado de coelho, outro de camarão) serão obrigados a se darem as mãos num réveillon de paz e comunhão.

Perdão
O diretor, no entanto, conhece muito bem a realidade: miséria, inveja, corrupção e sonhos de ascensão social.
Seu perdão vai para os arrivistas de todas as classes e sua esperança é depositada nos velhos idealistas, como o personagem do assistente social que se casou por amor com uma rica burguesa, mas não abandonou o subúrbio nem os amigos marginalizados.
Sua mulher está para dar à luz, mas há um moleque pobre da vizinhança, filho de uma parteira alcoólatra e especializado em ligações elétricas, que ameaça roubar a luz. Enquanto isso, três alemães perdidos na estrada vêm chegando para desempenhar o papel dos três reis magos.


A Primeira Noite da Minha Vida
La Primeira Noche de Mi Vida
    Direção: Miguel Albaladejo Produção: Espanha, 1998 Com: Leonor Watling, Juanjo Martinez, Mariola Fuentes




Texto Anterior: Cinema - "Outono em Nova York": Há mais clichês no ar do que folhas caindo no Central Park
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.