São Paulo, quinta, 19 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA
Benson surpreende em SP

PAULO VIEIRA
especial para a Folha

Para quem, como eu, não esperava muito, ou melhor, nada do show de George Benson, que se despede hoje, a estréia anteontem foi uma surpresa.
De guitarra e paletó vermelhos, como a Pomba Gira, Benson mostrou-se como guitarrista -iniciou com temas instrumentais-, crooner -soltou a voz em clássicos como "Beyond the Sea" e "Stardust"-, ele mesmo -os vocalises coincidindo com as notas da guitarra-, e chato -alguns andamentos afetadamente adiantados ou atrasados.
Dos pecados que gente boa no passado comete quando vem ao Brasil, Benson repetiu poucos. É verdade que há sintetizadores, um piano acústico em intervenções desagradáveis, timbres cafonas, o set do Ivan Lins etc., mas Benson foi, no mínimo, honesto.
Deixou de parte seu fraco último disco, enfatizou temas instrumentais antigos (quando fazia uma bela combinação entre sua guitarra sem pedais, sem efeitos, com arranjos inspirados no som da Filadélfia), e, exceção supracitada de "In Your Eyes", permaneceu fiel até onde foi possível a seus clássicos de easy-listening.
Mas, em "Give Me the Night", "Love x Love" (80) ou "Turn Your Love Around" (81), o dedo do produtor de então, Quincy Jones, se fez sentir. Não há metais na banda de Benson, e o sintetizador entra em ação.
Também não há cantoras de apoio. Perde-se, aí, a sutileza dos arranjos notáveis de Quincy (que, em Benson, são comparáveis ao clássico "Off the Wall", que produziu para Michael Jackson).
Se tivesse uma graninha, Benson poderia fazer como Barry White, que chamou músicos brasileiros para emular sua Love Unlimited Orquestra. Se precisar de algum para colocar três metais e duas meninas de backing-vocal no show de hoje, o pessoal da redação já disse que colabora.

Show: George Benson Quando: hoje, 21h30 Onde: Palace (av. dos Jamaris, 213, tel. 531-4900) Quanto: R$ 55 a R$ 155



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.