São Paulo, quinta, 19 de junho de 1997.



Próximo Texto | Índice

ARTE
Peças, mostras de vídeo e exposições integram evento que resgata cultura regional no Instituto Cultural Itaú
'Imaginário Popular' renova tradições

DENISE MOTA
da Redação

ARMANDO ANTENORE
da Reportagem Local

A arte que surge das tradições do povo brasileiro norteia o evento "Imaginário Popular", que o Instituto Cultural Itaú, em São Paulo, promove a partir de hoje, até agosto.
Uma coletânea de expressões folclóricas que vai da construção de instrumentos à exposição de obras antropofágicas, passando por montagens teatrais e mostras de vídeo, "Imaginário Popular" tem por objetivo "mostrar a cultura, no sentido mais amplo possível, e a ligação entre os diversos níveis do campo cultural", afirmou Alberto Ikeda, curador da exposição "Brasil, Sons e Instrumentos Populares", que abre hoje o evento.
Por meio da exibição de instrumentos feitos com objetos tirados do cotidiano, como madeira, couro e acrílico, a exposição apresenta objetos musicais utilizados em comunidades religiosas regionais do sertão brasileiro.
Outras releituras das tradições populares podem ser vistas, durante o evento, nos espetáculos "Arte do Brincante", "Figural" e "Na Pancada do Ganzá", de Antonio Nóbrega, ou na coreografia "Grão", dirigida por Lara Pinheiro, que utiliza a dança moderna para retratar as brincadeiras das festas brasileiras.
A exposição "Apropriações Antropofágicas", com curadoria da pesquisadora Stella Teixeira de Barros, reúne 40 obras de oito artistas que se utilizam de elementos do imaginário popular: Tarsila do Amaral, Volpi, Guignard, José Antonio da Silva, Antônio Henrique Amaral, Rubens Gerchman, Emmanuel Nassar e Efrain.
Do evento ainda faz parte o lançamento de um CD sobre o violonista João Pernambuco.
Com apresentação de vídeo sobre a vida do compositor instrumentista e interpretação de músicas de Pernambuco, o músico e pesquisador Leandro Carvalho coordena o espetáculo "João Pernambuco - O Poeta do Violão".
Contemporâneo de Villa-Lobos e Pixinguinha, Pernambuco é autor de "Luar do Sertão"-sua composição mais conhecida-, que criou em parceria com Catulo da Paixão Cearense.
O instituto também traz, no mês de julho, o grupo mineiro de música instrumental Uakti, que realiza um "workshow" na cidade.
Utilizando instrumentos feitos de borracha, vidro e tubos de PVC, o grupo, ao mesmo tempo em que apresenta suas composições, ensina a instrumentistas, pesquisadores e ao público em geral como utilizar e conceber instrumentos e formas de música não convencionais.

Evento: Imaginário Popular Quando: de hoje a 10 de agosto Onde: Instituto Cultural Itaú (av. Paulista, 149; tel. 011/238-1700) Quanto: entrada franca


Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.