São Paulo, quinta, 19 de junho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS
Exposição traz 40 pinturas, gravuras e desenhos pertencentes ao acervo do Museu de Monterrey
Arte mexicana inédita chega ao MAC

free-lance para a Folha

Pinturas, gravuras e desenhos de 40 artistas mexicanos, como os muralistas Diego Rivera, José Orozco e David Siqueiros, estarão sendo exibidos a partir de hoje no Museu de Arte Contemporânea da USP, em uma exposição inédita no Brasil.
Nenhuma das 40 telas do acervo do Museu de Monterrey (México) havia sido apresentada no país. "Orozco e Siqueiros nunca tiveram nenhuma tela exposta aqui", disse a diretora do MAC/USP, Lisbeth Rebollo Gonçalves.
As obras fazem parte de três movimentos das artes plásticas mexicanas: o muralismo, movimento "artístico-político-social" cujo maior expoente é Rivera; o movimento seguinte, que é a ruptura com o anterior, nas décadas de 40 e 50; e as tendências contemporâneas das duas últimas décadas, o "neomexicanismo".
O muralismo corresponde concomitante e ideologicamente com o modernismo brasileiro da década de 20, caracterizado por um forte nacionalismo. De Rivera, estará na mostra a tela "El Grande España", de 1914.
"Mulher Dormindo" (1947), de Orozco, utiliza a técnica de piroxilina, que "dá um sentido de relevo, uma saliência nas imagens na tela", segundo Lisbeth.
A mostra tem curadoria do crítico de arte cubano Osvaldo Sánchez e de Silvya Veiga, diretora do Museu de Monterrey.
(MARCELO NEGROMONTE)
Exposição: Arte Mexicana - Museu de Monterrey - Uma Seleção do Acervo Onde: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (3º andar do Pavilhão da Bienal, parque do Ibirapuera, tel. 011/573-5255) Quando: a partir de hoje; de terça a domingo, das 12h às 18h; até 3 de agosto Quanto: grátis


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.