São Paulo, Sábado, 19 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A nova MPB está hoje no Tom Brasil

MAURÍCIO MARTINS
free-lance para a Folha

O cantor, compositor e arranjador Celso Viáfora apresenta, neste fim-de-semana, o seu mais recente CD, "Cara do Brasil", para o público paulistano.
Apesar de ter iniciado sua carreira em 1979, Viáfora só gravou seu primeiro CD solo em 92, sendo, por isso, considerado hoje um dos novos artistas da MPB.
Depois de lançar "Paixão Candeeira", em 96, trabalho que reverenciava suas referências ligadas à música carioca, Viáfora traz, em "Cara do Brasil", um disco mais voltado para a temática paulista.
"Eu queria teorizar sobre isso, sobre a história do samba paulista. Enquanto a música carioca é ligada à festa, a nossa é relacionada ao trabalho."
O músico encontra até mesmo diferenças musicais que, segundo ele, comprovam sua tese.
"Aqui em São Paulo há uma ênfase na marcação do surdo, que eu relaciono ao trabalho de socar o pilão em uma fazenda de café. No Rio, há mais ginga, com maior destaque para os tamborins."
Foi aí que surgiu a música "O Baque do Pilão", presente no novo CD.
No show, oito músicas serão acompanhadas por imagens em um telão colocado atrás do palco, uma sugestão do diretor Tulio Feliciano.
"Ele observou que o meu trabalho é um pouco cinematográfico", diz Viáfora. Uma das músicas será "Linda de Lua", que mostra o deslumbramento de uma pessoa ao retornar a São Paulo.
Durante a entrevista, Celso Viáfora aproveitou para lamentar o aluguel da rádio Musical, segundo ele a principal divulgadora da MPB em São Paulo. "Era uma das únicas que tocava música brasileira e não cobrava por isso."


Show: Celso Viáfora Quando: hoje, às 22h; dom., às 20h Onde: Tom Brasil (r. das Olimpíadas, 66, tel. 820-2326) Quanto: de R$ 15 a R$ 35


Texto Anterior: Show: Mundo Livre faz "carnaval na obra"
Próximo Texto: Concerto: Osesp dá adeus ao teatro São Pedro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.