São Paulo, Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÃO PAULO 446 ANOS
Obras históricas e imagens festejam a data
Livros e mostra homenageiam a cidade no 446º aniversário

ANA MARIA GUARIGLIA
free-lance para a Folha

Próximo de completar 446 anos, no próximo dia 25, São Paulo recebe hoje duas homenagens. Uma organizada pela Casa da Memória Paulistana, da Secretaria Municipal de Cultura. A outra, pela Senac.
A Casa da Memória faz o lançamento de três livros que contam a história dos bairros de Santa Efigênia, Itaquera e Vila Clementino.
Com tiragens de dois mil exemplares, as obras serão distribuídas gratuitamente para os convidados e também para bibliotecas, escolas e instituições culturais.
Ao lado desse evento serão inauguradas as novas instalações do Arquivo Histórico Municipal, que possui mais de quatro milhões de documentos históricos.
Entre eles, uma ata da câmara de Santo André da Borda do Campo datada de 1555 e documentos dos séculos 17, 18 e 19.

Retrato pessoal
A segunda homenagem é o retrato pessoal da cidade realizado por 47 personalidades, que fizeram as imagens segundo suas experiências e preferências em relação à cidade.
A iniciativa do Senac resultou em uma exposição que mostra as diversas caras de São Paulo, tendo como curador João Kulcsàr.
Entre as personalidades que fotografaram a cidade estão a atriz Marisa Orth, o ex-prefeito Paulo Maluf, os músicos Rita Lee e Tom Zé e o rabino Henry Sobel.
O bispo d. Paulo Evaristo Arns fotografou o Mosteiro da Luz, observando suas linhas arquitetônicas. O historiador Nicolau Sevcenko, colaborador da Folha, escolheu um local do Gasômetro.
O ator Antônio Fagundes fez uma imagem sugestiva. Fotografou o "aprisionamento" de sua mulher, a atriz Mara Carvalho, na entrada do prédio onde moram, dando a idéia de como é encarar a vida nos edifícios da cidade.


Evento: lançamento de livros e inauguração das novas instalações do Arquivo Histórico Nacional Quando: hoje, às 19h30 Onde: edifício Ramos de Azevedo (pça. Coronel Fernando Prestes, 152, Centro, tel. 253-2331)
Exposição: São Paulo 2000 - A Cidade Vista por seus Personagens Quando: hoje, às 19h30 (para convidados); seg. a sex., das 9h às 22h; sáb., das 9h às 17h. Até 18/ 2 Onde: Senac (r. Scipião, 67, Lapa, tel. 3872-6722) Internet: www.sp.senac.br


Texto Anterior: Teatro: Conto de Akutagawa ganha adaptação para monólogo
Próximo Texto: Livros: Arquitetura brasileira tem novos volumes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.