São Paulo, Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
A peça "Dentro da Floresta" estréia hoje no Sesc Consolação
Conto de Akutagawa ganha adaptação para monólogo

VALMIR SANTOS
free-lance para a Folha

"Dentro da Floresta", um dos contos do escritor japonês Ryunosuke Akutagawa (1892-1927), foi vertido para o palco em monólogo de mesmo nome, com o subtítulo "Rashomon", e estréia hoje no Sesc Consolação.
Akutagawa é autor de "Rashomon", o conto que deu origem ao filme de Akira Kurosawa (1916-1998). A produção do mestre japonês, lançada em 1946, é centrada também em "Dentro da Floresta".
A idéia da montagem surgiu há cerca de cinco anos, quando a atriz Viviane Dias ("Beckett in White", "Por Onde Andaluz") leu o texto e encontrou nele uma estrutura desafiadora para a interpretação solo. Ela convidou o dramaturgo Alberto Resendes para a adaptação, ele que agora dá seu primeiro passo na direção teatral.
"Dentro da Floresta" trata de um crime -o assassinato de um homem- e das versões distintas dos envolvidos em depoimento à polícia. O assassino confesso, a esposa da vítima, um lenhador, uma velha, um policial, um monge budista e até o próprio homem assassinado (na voz de um médium), enfim, todos os sete personagens são representados em cena.
O texto deixa mais perguntas que respostas, estilhaçando as verdades presumidas. "Essa falta de respostas prontas estimula a criação", acredita Viviane, 25.
Bambus, toras de madeira e folhas secas delimitam no palco o território do bosque, onde a ação se passa em "flashback". Já o espaço nu e cru corresponde ao interrogatório.


Peça: Dentro da Floresta - Rashomon Texto: Ryunosuke Akutagawa Direção e adaptação: Alberto Resendes Com: Viviane Dias Quando: estréia hoje, 21h; qui. e sex., 20h30. Até 11/2 Onde: Sesc Consolação - sala Ômega (r. Dr. Vila Nova, 245, Consolação, tel. 234-3000) Quanto: R$ 10


Texto Anterior: Artes Plásticas: Farnese ganha ampla mostra em SP
Próximo Texto: São Paulo 446 anos: Livros e mostra homenageiam a cidade no 446º aniversário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.