São Paulo, Sábado, 20 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REESTRÉIA ESPECIAL
"2001", de Kubrick, é exibido em São Paulo

PAULO SANTOS LIMA
free-lance para a Folha

"2001 - Uma Odisséia no Es paço", clássico de ficção-científica dirigido por Stanley Kubrick em 1968, é relançado hoje, em exibição todos os sábados, às 23h35, no SP Market.
O retorno ao cinema, menos de dois anos após ter sido exibido na cidade em cópias novas, não é à toa, já que Kubrick morreu no último dia 7, poucos dias após exibir à equipe de "Eyes Wide Shut" uma versão quase finalizada do filme.
A cópia de "2001" é a mesma da de 97, em que estão acrescidas duas sequências musicadas, sem imagens, que somam cinco minutos.

Era das máquinas
Kubrick adaptou o livro "A Sentinela", de Arthur C. Clarke, tirando seu didatismo e lançando questões ao espectador sobre as origens do universo, do homem e os fenômenos da natureza.
O perfeccionismo do diretor americano está nas longas sequências que mostram o homem solto no espaço, assim como os módulos que planam como num balé.
O filme, como o livro, prevê o domínio das máquinas no mundo futuro . É uma delas -o HAL 9000- que ameaça a segurança dos tripulantes da Discovery, a nave que cruza o universo para chegar a Júpiter. Ao falhar, eles temem ser desligados e tentam comandar sozinhos a espaçonave.
No início, mostra os hominídeos -o homem primitivo sem o apoio tecnológico e sem conhecimento total do mundo. O salto para o ano 2000 se dá quando um dos hominídeos descobre num osso uma arma. Com ela, ele domina seu grupo.
A sequência final, que mostra o astronauta entrando na órbita jupiteriana e não compreende as paisagens que vê - ora geométricas, ora disformes-, foi o êxtase da geração do final dos anos 60, que arriscou várias interpretações às imagens coloridas e geométricas.
Outro destaque na superprodução é a trilha sonora, que junta dois Strauss. "O Danúbio Azul", de Johann Strauss, embala muitas das sequências espaciais. Já "Assim Falou Zaratustra", de Richard Strauss, marca a antológica sequência da descoberta do osso. Essa é ouvida até em comerciais.

Filme: "2001 - Uma Odisséia no Espaço" Direção: Stanley Kubrick Quando: aos sábados, às 23h35 Onde: SP Market - sala 11 (av. das Nações Unidas, 22.540, Shopping SP Market, tel. 548-4301) Quanto: R$ 5 e R$ 8


Texto Anterior: Cinema - Spielberg x Mallick: Natureza ainda desafia o olhar urbano
Próximo Texto: Noite: B.A.S.E volta à cena para o público GLS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.