UOL


São Paulo, terça-feira, 20 de maio de 2003

Texto Anterior | Índice

ELETRÔNICA

Trio mistura imagens e correntes da arte

DA REPORTAGEM LOCAL

Já está virando rotina. Depois de Ellen Allien, DJ e produtora do selo alemão BPitch Control, e da dupla experimental Laub, que vieram ao país no início do mês, nesta semana é a vez do projeto multimídia Rechenzentrum aportar em São Paulo.
Misturando manipulação de imagens e discotecagem, o trio do selo Kitty-Yo chega com um desfalque -o "designer" sonoro Christian Conrad- para um workshop hoje no Sesc Vila Mariana. Na apresentação, programada para amanhã, às 20h, o VJ Lillevän e o DJ Marc Weiser é que representam o projeto.
Formado na Documenta de Kassel 1997 e ligado ao festival de linguagem eletrônica Transmediale, o Rechenzentrum mescla não só imagem e vídeo, quanto diferentes correntes das artes: dadaísmo, moda e comportamento punk, literatura beat etc.
"O Rechenzentrum busca novos processos de produção de imagem em movimento e música. Quando da fundação do grupo, havíamos definido nosso projeto como uma "banda" na qual audío e vídeo têm a mesma importância. Usamos o vídeo como um instrumento e tratamos a música visualmente", escrevem no manifesto em sua homepage (www.rechenzentrum.com).
Tanta informação cruzada não caberia em outra mídia, senão em um disco de DVD. "Director's Cut", que está sendo lançado neste mês pelo selo Mille Plateaux, de Frankfurt, mistura as influências de cinema e áudio do grupo, buscando referências de nada menos do que a "história da cultura dos últimos 2000 anos".
Oriundos de Cuba, seu último paradeiro, os integrantes do grupo alemão seguem, no final da semana para Porto Alegre e Salvador, onde realizam apresentações, palestras e workshops sobre o atual estágio da música experimental alemã.


RECHENZETRUM. Workshop com o DJ Marc Weiser e o VJ Lillevän. Quando: hoje, às 20h. Onde: Sesc Vila Mariana (r. Pelotas, 141, tel. 5080-3101). Quanto: entrada franca. Apresentação do Rechenzentrum. Quando: amanhã, às 20h. Onde: Sesc Vila Mariana - teatro (r. Pelotas, 141, tel. 5080-3000). Quanto: de R$ 7,50 a R$ 15. Patrocínio: Instituto Goethe.


Texto Anterior: Análise: Experimentação formal era o que mais incomodava
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.