São Paulo, quinta-feira, 20 de junho de 2002

Próximo Texto | Índice

TEATRO

Grupo homenageia arquiteto e cenógrafo no espaço homônimo inaugurado há dez anos na zona leste da cidade

Flávio Império vira tema de musical

Divulgação
O ator Nei Gomes (esq.) em cena do espetáculo "Flávio Império, uma Celebração da Vida"


VALMIR SANTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

No início da carreira, nos anos 50, o arquiteto e cenógrafo Flávio Império (1935-85) trabalhava em uma comunidade operária da rua Vergueiro, na zona sul, então considerada periferia da cidade.
Tal espírito comunitário é resgatado em outro extremo da cidade, zona leste, no bairro do Cangaíba, carente em equipamentos culturais, onde a Cia. Estável de Teatro faz uma pré-estréia hoje do musical "Flávio Império, uma Celebração da Vida".
É uma homenagem à vida do homem que fundiu o popular e o erudito em cenários, figurinos, desenhos, objetos de cena, filmes em super-8 etc. Ele revolucionou a concepção do espaço cênico em montagens como "Arena Conta Zumbi", com o grupo Arena, e "Roda Viva", com o Oficina.
O dramaturgo Reinaldo Maia (Folias d'Arte) diminui o enfoque biográfico em favor do pensamento do artista. O texto costura peças, idéias e militância de Império, tudo pontuado por cenas do ensaio de uma companhia teatral.
A Cia. Estável ocupa o teatro Flávio Império desde o ano passado, quando foi contemplada pelo projeto Cidadania em Cena, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Inaugurado há dez anos, era dos mais precários espaços distritais da cidade.
Segundo o diretor do Departamento de Teatro, Celso Frateschi, a companhia recuperou os laços com os moradores da região por meio do projeto Amigos da Multidão. A média mensal de 200 espectadores saltou para 2.000 em menos de um ano, entre espetáculos e cursos gratuitos.
"Só espero que a idéia tenha continuidade, que o projeto teatral estabeleça uma comunicação cada vez maior com a comunidade, que crie raízes", afirma a irmã do artista homenageado, Amélia Império Hamburger, 69.


FLÁVIO IMPÉRIO, UMA CELEBRAÇÃO DA VIDA - De: Reinaldo Maia. Direção: Renata Zhaneta. Com: Cia. Estável de Teatro. Onde: teatro Flávio Império (r. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba, tel. 6623-2930). Quando: pré-estréia hoje, às 21h; sáb., às 20h, e dom., às 19h. Até 18/ 8. Quanto: entrada franca.



Próximo Texto: Textos inéditos pisam em território do sonho em mostra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.