São Paulo, quinta-feira, 20 de junho de 2002

Texto Anterior | Índice

Textos inéditos pisam em território do sonho em mostra

DA REPORTAGEM LOCAL

São três textos curtos e inéditos que parecem trocar o chão pelo território do onírico. O casal em "Sonho de Núpcias", de Otavio Frias Filho; o triângulo homem-Deus-mulher em "O Regulamento", de Samir Yazbek; e os adeptos do "fist-fucking" em "Dentro", de Newton Moreno.
As três peças são reunidas num único espetáculo, na quarta semana da Mostra de Dramaturgia Contemporânea, de hoje a domingo, no Sesi. O projeto prossegue até o final do mês e envolve 16 autores e 13 diretores.
Em "Sonho de Núpcias", Frias Filho, diretor de Redação da Folha e autor de textos como "Rancor", trata dos noivos Salete (Débora Duboc) e Reinaldo (Elcio Nogueira Seixas). Num hotel de praia, ela sobrepõe planos de tempo e espaço durante os breves minutos em que ele toma banho. O detetive Moraes (Borghi), o Camareiro (Marcos Renaux) e o amante, Ele (Alvise Camazzi), reforçam o clima de humor e suspense. A direção é de Maurício Paroni de Castro.
Em "O Regulamento", Yazbek entrecruza questionamentos divinos e terrenos num encontro do Homem (Borghi) com Deus (Seixas) e a Secretária (Luah Guimarãez). O sujeito se decepciona ao saber que continua a existir após a morte. Deus, também angustiado pela própria condenação à eternidade, tenta ajudá-lo a desaparecer para sempre. A direção é de William Pereira.
Em "Dentro", que participou neste ano do ciclo "Leituras de Teatro", na Folha, Moreno aborda a relação de um Homem (Borghi) e um Rapaz (Seixas) adeptos do "fist-fucking", sexo anal por meio do punho (peça recomendada para maiores de 18 anos). O mais velho rememora os encontros sob a perspectiva da carne, do prazer, atenuante para o choque do reencontro, anos depois, quando o jovem surge envelhecido, michê e fumante de crack. O diretor é Nilton Bicudo.
Na segunda-feira, às 20h, acontece o último debate da mostra, com o tema "Dentro, Fora, Lado, Longe", com a atriz Renata Melo, o psicanalista Mauro Meiches, o escritor Marçal Aquino e mediação da pesquisadora Silvana Garcia. (VS)


MOSTRA DE DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA - Quando: de qui. a sáb., às 20h; e dom., às 19h. Até 30/6. Onde: Teatro Popular do Sesi (av. Paulista, 1.313, tel. 3284-3639). Quanto: grátis (retirar ingr. com antecedência).



Texto Anterior: Teatro: Flávio Império vira tema de musical
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.