São Paulo, Terça-feira, 20 de Julho de 1999
Próximo Texto | Índice

SHOW
Banda carioca apresenta hoje seu mix de pagode, jazz, funk e bossa nova no palco do Itaú Cultural
Sardinha's Club traz sua mistura a SP

CARLOS BOZZO JUNIOR
especial para a Folha

A banda carioca Pagode Jazz Sardinha's Club mostra hoje, no Itaú Cultural, que domina a arte de misturar gêneros musicais com humor e suingue.
O show marca o lançamento do CD homônimo da banda, formada há cerca de dois anos por músicos que intermeiam, em seus temas e solos, elementos característicos do samba, do choro, do jongo, do jazz, do funk e da bossa nova.
A idéia de uma colcha de retalhos sonoros ou colagem musical desaparece quando se percebe a unidade sonora presente no som do grupo.
"É um som novo que está pintando, a partir dessa mistura com os elementos que trazem a sonoridade própria do Rio de Janeiro", disse Rodrigo Lessa, 37, cantor, compositor e instrumentista do grupo.
A colaboração de cada um dos sete integrantes da banda talvez seja a maior responsável por tal ecletismo musical. Rodrigo Lessa tocava violão de aço e bandolim no grupo de choro Nó em Pingo D'Água. O baixista Edson Menezes e o guitarrista Lula Galvão acompanhavam o compositor Guinga. Marcos Esguleba era o percussionista de Zeca Pagodinho. O saxofonista e flautista Eduardo Neves acompanhava Marcos Suzano e Hermeto Pascoal em turnês. Roberto Marques toca trombone com os Titãs, e, por fim, o baterista Xande Figueiredo é professor.
"Apesar de serem muitas as idéias dentro de nosso trabalho, mostramos um pouco do que está acontecendo ritmicamente no pop brasileiro, com a harmonia da MPB, valorizando o contraponto", afirmou Lessa.
No som do grupo, o contrabaixo trabalha suingadamente, construindo linhas melódicas. As composições são feitas da contraposição entre a melodia principal e essas linhas.
No repertório do show, músicas próprias, além de algumas releituras. "Nosso show é bom para dançar. Quem quiser ir com roupa que não atrapalha os movimentos, vai se dar bem", disse Lessa.


Disco: Pagode Jazz Sardinha's Club
Lançamento: Independente
Quanto: R$ 18 em média
Show: Pagode Jazz Sardinha's Club
Quando: Hoje, às 18h30.
Onde:Itaú Cultural (Av.Paulista, 149, Bela Vista, tel. 238-1700)
Quanto: grátis (ingressos devem ser retirados a partir das 17h30).


Próximo Texto: Che Leal apresenta sua "MPBlack"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.