São Paulo, terça-feira, 20 de novembro de 2007

Próximo Texto | Índice

Samba, rap e soul na Sé embalam o feriado

Mostras na Cinemateca Brasileira também celebram o Dia da Consciência Negra

Shows de Martinho da Vila, MV Bill, Rappin'Hood e Sandra de Sá integram a programação, que se estende até dezembro

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O samba de Martinho da Vila, o rap de MV Bill e Rappin'Hood e o soul de Sandra de Sá embalam a programação pública do Dia da Consciência Negra, hoje, na praça da Sé. Os quatro se apresentam em homenagem a Zumbi dos Palmares, símbolo maior da resistência dos negros no Brasil, que morreu no dia 20 de novembro de 1695.
A programação de hoje começa cedo, às 9h, com um concerto da Sinfonieta dos Devotos de Nossa Senhora dos Prazeres -que promove releituras instrumentais de composições de afro-descendentes -e segue com os shows de Sandra de Sá, MV Bill e Rappin'Hood (veja no quadro ao lado).
Hood recebe os franceses do Saian Supa Crew, coletivo de beatbox que reproduz com a voz sons de bateria e cornetas.
Às 19h, Martinho da Vila, com participação especial da cantora Fabiana Cozza, encerra as comemorações. "Vou fazer um show cheio de sambas relativos à data, como "Quizomba, Festa da Raça", "Sonho de um Sonho" e "Valeu Zumbi'", adianta o cantor e compositor, que destaca a importância da data dedicado à consciência negra. "É um dia para se refletir sobre a história do negro no Brasil e a nossa importância para a nação", defende.
Também sobre o assunto, a Cinemateca Brasileira sedia dois ciclos. Entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro, o espaço realiza a quarta edição da Mostra Internacional do Cinema Negro. Samba e futebol são os temas. Já o Festival do Cinema Negro BR presta homenagem à atriz Zezé Motta, com exibição de quatro dos mais de 30 filmes estrelados por ela: "Xica da Silva", "Quilombo", "Anjos da Noite" e "Tudo Bem". (ANA LAURA NAHAS)


Próximo Texto: "Vão de Almas" mitifica Kalungas em mostra na Pinacoteca do Estado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.