São Paulo, domingo, 21 de julho de 2002

Texto Anterior | Índice

ÓPERA

Adaptação segue versão mostrada em Paris, em 1865

Levin rege "Macbeth" no Teatro Municipal

IRINEU FRANCO PERPETUO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Montada em São Paulo pela última vez em 1982, "Macbeth", de Verdi, marca duas estréias para o regente norte-americano Ira Levin: trata-se da primeira ópera por ele dirigida no Teatro Municipal, bem como da primeira vez em que ele rege este título.
"Embora não seja popular como "Traviata" ou "Rigoletto", "Macbeth" é uma das óperas mais fascinantes de Verdi", afirma Levin, que possui 60 títulos em seu repertório, sobre a obra, que tem quatro atos e libreto de Francesco Maria Piave, a partir da peça homônima de Shakespeare.
Verdi estreou "Macbeth" em Florença, em 1847, procedendo a uma profunda revisão da partitura para a apresentação da ópera em Paris, em 1865. É esta versão "de Paris", a mais difundida, que será executada no Municipal.
"Ouvindo a ópera nesta versão, dá para perceber exatamente quais trechos pertencem ao Verdi de 1847 e quais foram acrescentados pelo compositor mais maduro", diz o regente. Na partitura comercializada pela Ricordi, Levin fez um pequeno corte na cavatina "Vieni t'affretta", cantada por Lady Macbeth no primeiro ato, além de excluir o balé do terceiro. "O balé ficou de fora porque não fazia parte da produção original."
A montagem de "Macbeth" está sendo produzida pela Secretaria Municipal de Cultura e Patronos do Teatro Municipal com a São Paulo Imagem Data, que estreou a ópera no Reino Unido, no ano passado. Sofrendo adaptações, a mesma montagem reinaugurou o Teatro da Paz, em Belém, em abril deste ano. Para a apresentação em São Paulo, "Macbeth" também passou por um trabalho de adequação ao palco do Municipal, recebendo, ainda, uma direção de cena inteiramente nova, a cargo de Cristina Mutarelli.
O papel-título é cantado pelo barítono finlandês Juha Uusitalo, 37, que, até recentemente, tinha carreira de músico de orquestra como flautista. A experimentada norte-americana Gail Gilmore faz o papel de Lady Macbeth, ficando as partes restantes com cantores brasileiros, com destaque para o baixo Luís Ottavio Faria (Banquo) e para o excelente tenor lírico Eduardo Itaborahy, comparado ao mítico Carlo Bergonzi pela imprensa britânica por sua performance como Macduff.


MACBETH. Ópera de de Verdi. Quando: hoje, às 17h; dias 23, 25, 27 e 29, às 20h30. Onde: Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nš, tel. 222-8698). Quanto: de R$ 15 a R$ 100. Patrocínio: Patronos do Teatro Municipal.


Texto Anterior: Giro Gourmet - Josimar Melo: O frio, enfim
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.