São Paulo, quinta, 21 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pianista é destaque do Música Nova

IRINEU FRANCO PERPETUO
especial para a Folha

O pianista mineiro Paulo Álvares, 37, é o principal destaque da última semana do 33º Festival Música Nova.
Importante intérprete brasileiro da música do século 20, Álvares faz hoje a primeira audição nacional da 5ª e 6ª sonatas para piano da compositora russa Galina Ustvolskaia.
Aos 78 anos, Ustvolskaia só foi descoberta pelas gravadoras ocidentais nesta década.
Os discos que têm sido lançados revelam uma linguagem hierática, desvinculada das principais correntes de composição da atualidade.
"Ela foi muito marginalizada por não seguir nem a vanguarda, nem a corrente histórica", diz Paulo Álvares.
"A audição é difícil e áspera, fazendo com que o piano soe às vezes como um xilofone, às vezes como um tantã".
O caráter percussivo é bastante enfatizado pela compositora.
Segundo Álvares, "ela indica, na partitura, que o barulho dos ossos do pianista batendo nas teclas deve ser ouvido pela platéia".
Radicado em Colônia (Alemanha), Álvares é membro do grupo Musikfabrik.
Além disso, tem trabalhado com importantes compositores, como Luciano Berio, Karlheinz Stockhausen e Mauricio Kagel -cuja integral para piano solo pretende gravar.
A segunda parte do concerto de hoje será ocupada pelo duo Montanha (clarone) e Eduardo Leandro (percussão), com um programa variado.
Ontem, o Música Nova promoveu apresentação dos pianistas Antonio Eduardo e Beatriz Balzi, com obras de compositores latino-americanos, no Mube.
No Teatro Municipal de Santos, com regência de Victoria Bond, a Sinfônica Municipal de Santos apresentou a abertura da ópera "Issa", de Gilberto Mendes, com libreto de Décio Pignatari.
O festival termina amanhã, às 20h30, no Instituto Cultural Itaú, com o espetáculo "Metapoemúsica", do saxofonista Daniel D'Olivier.
De caráter experimental, a apresentação, da qual participam mais três instrumentistas, busca integrar elementos de jazz, música erudita, poesia e artes plásticas.

Concerto: Paulo Álvares (piano) & Duo Clarinete Baixo e Percussão Quando: hoje, às 20h30 Onde: Instituto Cultural Itaú (av. Paulista, 149, tel. 011/238-1700) Quanto: entrada franca (ingressos devem ser retirados até 30 minutos antes do início do espetáculo, na recepção do Piso Paulista)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.