São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 2002

Próximo Texto | Índice

Último ato


Maioria dos espetáculos teatrais termina hoje temporada deste ano

Masp, Faap, Pinacoteca e CCBB interrompem exposições apenas nos dias 24 e 25



DA REDAÇÃO

A chegada do Natal começa a amansar a programação cultural paulistana com mudanças de horário nos cinemas, teatros, museus e centros culturais, galerias em férias e casas que aproveitam o período para fazer reformas.
Exemplo disso é a Sala São Paulo, quartel-general da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, que se encontra em manutenção desde ontem. Segundo a administração do espaço cultural, as obras devem se estender até a última semana de janeiro. A Osesp volta a ensaiar em fevereiro para retomar a temporada em março de 2003.
O Teatro Municipal, outro reduto dos amantes da música erudita e popular, e o Centro Cultural São Paulo, que passa por pequenas reformas e dedetização, também fecham as portas neste feriado, reabrindo-as na primeira semana de janeiro do próximo ano.
Para o entusiasta do jazz e da soul music, uma boa pedida pode ser o Bourbon Street Music Club, em Moema. Fechada apenas nos dias 24 e 25 próximos, a casa de shows funcionará normalmente até o Réveillon, quando está programada uma noite especial (informações pelo tel. 5561-1643).
Balada, balada mesmo quem apronta é o Mood Club. Na véspera de Natal, dia 24, a casa noturna aposta nos DJs Pedrinho, Primo e Zé Gonzales para um feriado movido a hip hop e black music.
Hoje, no Sesc Interlagos, a banda Charlie Brown Jr. mostra músicas do novo disco, "Bocas Ordinárias", sem esquecer dos principais hits. No Sesc Pompéia, o Karnak, banda liderada por André Abujamra, faz o último show de sua carreira, com a participação de todos os músicos que já passaram pela banda (17, ao todo).

Museus e galerias
Quem gosta de artes plásticas terá de esperar até janeiro para voltar a frequentar galerias. A maioria delas interrompe o funcionamento neste fim de semana para voltar apenas no início de janeiro. Mas há boas exceções: a mostra do pintor Paulo Pasta na galeria Nara Roesler, por exemplo, permanece aberta até a próxima sexta-feira, com pausa nos dias 24 e 25. A galeria Deco, que apresenta três séries de gravuras da artista japonesa septuagenária Yayoi Kusama, pára apenas no dia 25.
Dentre os museus e centros culturais, a maioria fecha apenas nos dias 24 e 25 e funciona normalmente no resto da semana, deixando à disposição do público exposições como "Aleijadinho e Mestre Piranga" (Pinacoteca), "Imagem e Identidade: Um Olhar sobre a História" (Instituto Cultural Banco Santos), "Territórios" (Instituto Tomie Ohtake), "Da Antropofagia a Brasília" (Faap), "Avenida Paulista - A Síntese da Metrópole" (Masp), "Arte Brasileira na Coleção Fadel" (CCBB) e as obras de Nelson Leirner, Dudi Maia Rosa e Élida Tessler no Centro Universitário Maria Antonia.

Teatro e cinema
Como já é tradição, o ano para o teatro termina alguns dias antes de 31/12. Neste domingo, praticamente todos os espetáculos em cartaz fazem a sua última apresentação de 2002. A maioria retorna à cidade em janeiro.
Uma boa opção para hoje é "Os Pecados Mortais". O texto mostra a saga de duas irmãs do Mississipi que percorrem sete cidades americanas em busca de dinheiro para construir uma nova casa. A peça tem entrada franca.
Outro espetáculo que encerra temporada é o curitibano "Cãocoisa e a Coisa Homem". Já "Os Sertões - A Terra" faz apresentações hoje e amanhã, retornando ao teatro Oficina em 2003.
No cinema, poucas alterações: não haverá sessões noturnas no dia 24, nem as primeiras projeções à tarde, no dia seguinte.


Próximo Texto: 'O Quebra-Nozes': Cisne Negro visita a natureza dos sonhos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.