São Paulo, Domingo, 23 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERUDITO
Concerto no Municipal traz como solista o trompista chileno Mauricio Ibacache
Maluf rege complexidade de Strauss

JOÃO BATISTA NATALI
da Reportagem Local

Richard Strauss (1864-1949), reverenciado pela ruptura musical de suas óperas -como em "Salomé" (1905) e "Elektra" (1909)- e autor de belíssimos lieder e definitivos poemas sinfônicos, será lembrado hoje, às 17h, no Teatro Municipal, pela OER (Orquestra Experimental de Repertório).
Os 50 anos da morte do compositor quase passaram em branco no calendário erudito de São Paulo.
A orquestra estará sob a regência de seu titular, Jamil Maluf, e trará como solista o trompista chileno Mauricio Ibacache, que tem em seu currículo o fato de ter sido professor dos bolsistas do Festival de Inverno de Campos do Jordão.
No programa, o poema sinfônico "Don Juan" e o "Concerto para Trompa e Orquestra nº 1" -além de Sergei Prokofiev (1891-1953), com "Romeu e Julieta - Suíte nº 2".
Strauss (não confundir com Johann Strauss e seu filho, valsistas vienenses) deveria ser lembrado este ano por Jamil Maluf e sua orquestra por meio da montagem da ópera "Ariana em Naxos", inviabilizada por falta de patrocínio.
Richard Strauss está sendo lembrado nas principais cenas líricas européias com produções inéditas de quase todas as suas óperas.
Como um dos grandes maestros do século, Strauss esteve no Brasil em 1920 com a Filarmônica de Viena. Ao lado do regente e compositor Gustav Mahler, foi um dos últimos e mais criativos seguidores da corrente criada no romantismo germânico por Richard Wagner. Sua música não é entretenimento instrumentalizado pela harmonia. É contemplativa, descritiva de estados de espírito complexos, bem escrita e muitíssimo bela.


Concerto: Tributo a Richard Strauss
Quando: hoje, às 17h
Onde: Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nº, tel. 223-3022)
Quanto: R$ 5 a R$ 10







Texto Anterior: Língua de Bananére ainda é real
Próximo Texto: Família Alcântara canta suas raízes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.