São Paulo, domingo, 23 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fazenda Capoava tem bufê com iguarias típicas do interior e passeios a cavalo

Até 1881, quando a cultura cafeeira substituiu a canavieira, a Fazenda Capoava fazia parte de um cenário pouco vistoso, já que a mão-de-obra escrava movia as roldanas da cana-de-açúcar. No entanto, há seis anos, o latifúndio, situado em Itu (a 97 km de São Paulo), se desenvolveu como ponto turístico e de hotelaria, transformando sua senzala em algumas das 25 suítes e sua tulha (local de armazenamento dos grãos), em espaço cultural, onde são abrigados um pequeno museu com uma série de objetos da época bandeirante e uma máquina original de beneficiamento de café do século 19.
O casarão, outrora construído pelos bandeirantes, é hoje a casa-sede do hotel, onde fica a recepção, uma sala com lareira e onde é servido um bufê de iguarias típicas do interior.
"Pesquisamos receitas antigas em livros de famílias que já passaram pela fazenda e adaptamos. Tudo é feito com menos gordura, menos açúcar", conta a gerente Beatriz Prado.
Apesar da escolha mais "caseira" para o cardápio, o arroz, o feijão, o frango caipira e os doces de mamão e de leite são feitos com empenho. O destaque vai para um macio pão de abobrinha, que leva castanhas e casca de limão, com sabor adocicado, servido tanto no café quanto no almoço. À noite, quando a temperatura cai, caldos e cremes bem apurados entram para o menu. Durante a visita da Folha, faltava, no entanto, mais esmero com a temperatura da comida -os réchauds, apoiados sobre um fogão a lenha, não davam conta de manter a temperatura de todo o conteúdo das panelas.
Na fazenda, há um grande estábulo oferecendo passeios a cavalo aos hóspedes, uma ilha com macacos-pregos, mata com animais nativos, muitas trilhas, piscina ao ar livre e quadra de tênis. Ambiente apropriado para, na reta final das férias escolares, levar as crianças, que contam com recreação durante todo o dia.


A jornalista CRISTIANE LEONEL viajou a convite da Fazenda Capoava

FAZENDA CAPOAVA
Onde:
Bairro Pedregrulho, Itu, SP (www.fazendacapoava.com.br)
Quanto: diária a partir de R$ 470 para o casal (pensão completa)
Menu: caseiro com refinamento
Reservas: tel. 0/xx/11/4023-0903


Texto Anterior: Ronco do Bugio serve menu com inspiração contemporânea
Próximo Texto: Refinada e cara, Mauá Brasil oferece boa truta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.