São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Próximo Texto | Índice

SHOW
Banda underground britânica divulga "The First of the Microbe Hunters", lançado no Brasil pela Motor Music
Stereolab encerra turnê pela América do Sul em São Paulo

Divulgação
Integrantes do grupo Stereolab, que faz shows hoje e amanhã, no Sesc Pompéia; banda encerra turnê


MARCELO VALLETTA
DA REPORTAGEM LOCAL

O Stereolab, uma das principais bandas pop do underground britânico dos anos 90, encerra sua primeira turnê sul-americana com dois shows no teatro do Sesc Pompéia, em São Paulo, hoje e amanhã.
Depois de fazer apresentações em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro, em Santiago do Chile e em Buenos Aires, na última semana, a banda chega à capital paulista para divulgar o seu mais recente lançamento, o EP "The First of the Microbe Hunters", que ganha edição nacional pela loja e gravadora independente mineira Motor Music, em parceria com o portal de Internet Alternet Music.
O grupo, liderado pelo guitarrista e compositor britânico Tim Gane, 36, e pela tecladista, cantora e letrista francesa Laetitia Sadier, 32 -casados e com um filho-, inspira-se na bossa nova, no easy listening, na canção francesa e na música eletrônica para criar suas canções. As letras, que beiram por vezes o ativismo político de esquerda, são escritas em inglês e em francês.
Em menos de dez anos de carreira, o Stereolab já lançou mais de dez discos, entre LPs, EPs, coletâneas com raridades e projetos especiais, vendidos apenas por encomenda.
Uma das características do grupo é lançar discos com nomes longos e esdrúxulos, como "The Groop Played Space Age Batchelor Pad Music", "Transient Random-Noise Bursts With Announcements" e "Cobra and Phases Group Play Voltage in the Milky Night".
Os shows em São Paulo deverão apresentar mistura de material novo e antigo -a banda não costuma ensaiar muito e define as músicas do show poucos minutos antes de subir ao palco.
Outra característica do Stereolab é o improviso, sempre presente em suas apresentações.
Só neste ano, o grupo já tocou na Europa, nos Estados Unidos e no Japão.
Atualmente, Gane prepara as composições do próximo álbum do Stereolab, que começa a ser gravado em outubro e deve ser lançado em meados do ano que vem -além da banda, Gane também é proprietário do selo independente Duophonic.
Os shows de abertura em São Paulo ficarão por conta dos grupos Sala Especial -sexteto que faz easy listening e música ambiente instrumental- e Dr. Zarkov, trio eletrônico que usa tecnologia obsoleta e que contará com a participação especial do citarista Alberto Marsicano.
Ambos os grupos terão CDs lançados ainda este ano pela Bizarre Records.


Show: Stereolab Quando: hoje e amanhã, às 21h Onde: Sesc Pompéia - teatro (r. Clélia, 93, Lapa, tel. 3871-7700) Quanto: R$ 20 (para estudante, R$ 10)

Próximo Texto: Marcelo Bonfá migra para a frente do palco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.