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O BOM DO DIA
"Juvenília" tem duas exibições hoje
Para quem quiser um
soco no estômago
IVAN FINOTTI
da Reportagem Local
Se você procura emoções fortes, achou. Mas atenção: se estiver apenas a fim de um programinha para passar o tempo, este
não é um "O Bom do Dia" para
você. Essa introdução é necessária para falarmos dos sete minutos em preto-e-branco de "Juvenília", provavelmente o filme
mais violento feito no Brasil nos
anos 90.
Será exibido hoje no auditório
da Faap, às 11h, e no MIS, às 21h,
dentro da sessão Curta Escola,
do 10º Festival Internacional de
Curtas-Metragens de São Paulo
(programação e endereços à pág.
6-8 da Ilustrada).
A história é simples: meia dúzia de amigos encontram um cachorro morto e espancam o cadáver do animal, numa progressão que vai dos paus às picaretas.
Ao fim, não sobram nem tripas.
A violência, como nota o diretor Paulo Sacramento, 28, "é menos o que fazem, e mais o sorriso
enquanto fazem".
Sacramento fez "Juvenília",
seu segundo curta, em seu último ano do curso de cinema da
ECA-USP, em 94. Sua intenção
era ser o mais violento possível.
Conseguiu.
"Mas nunca mais dirigi um filme", diz. "Já escrevi cinco roteiros
e não consigo produtor. "Juvenília" fez sucesso, mas criou um estigma. Foi meio maldito demais".
O curta é uma animação com 60
fotos em preto e branco, batidas
por Marlene Bergamo, hoje repórter fotográfica da Folha. Apenas quatro delas têm efeitos de
movimento feitos na edição. Durante os sete minutos, ouve-se a
versão ao vivo de "A Saucerful of
Secrets", do disco "Ummagumma", do Pink Floyd.
A filmagem -ou sessão de fotos- foi feita numa única manhã,
no largo Senador Raul Cardoso,
na Vila Clementino (zona sul),
onde hoje fica a Cinemateca.
Sacramento chegou lá às 10h
com os atores -todos aspirantes
à cineastas, entre eles, a hoje VJ
Soninha, da MTV. Às 12h30, o diretor estava na delegacia, após denúncia de um morador do largo.
"Juvenília" foi exibido no mundo todo e venceu como melhor
filme no prestigiado Festival de
Rimini, na Itália. Hoje, Sacramento é montador de cinema.
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