São Paulo, quinta-feira, 24 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Índice

Mostras se completam em embates da arte

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Também presente na exposição "Coleção Metrópolis", Cristina Canale faz individual na galeria Nara Roesler, com 14 pinturas de sua produção mais recente (2003-2004). Representante da geração paulistana dos anos 80 e hoje residente em Berlim, a artista toma a paisagem como principal motivo de suas largas pinceladas em telas de grande dimensão.
A exposição abre com a mostra da artista canadense Susan Turcot, que apresenta desenhos de caráter documental e uma animação em vídeo. São mostras independentes, mas que trazem complementaridades, pois recriam os embates entre pintura e desenho.
As obras de Cristina esbanjam empirismo na busca de texturas, cores e formas para retratar paisagens na iminência de se desmancharem na abstração. Casas de amigos, registradas em esboços e rascunhos, e fotos de álbuns de família inspiram a criação de figuras geométricas, derivadas da arquitetura principalmente.
Já o trabalho de Susan permanece fiel à crueza do grafite, em registros realistas de situações político-sociais, como no caso o desmatamento de florestas canadenses por companhias internacionais. "É uma forma diferente de se fazer uma reportagem, ou a documentação e a denúncia de um fato", diz a artista. (GF)


CRISTINA CANALE E SUSAN TURCOT. Onde: galeria Nara Roesler (av. Europa, 655, tel. 3063-2344). Quando: abertura hoje para convidados, às 20h. Seg. a sex.: 10h às 19h. Sáb.: 11h às 15h. Até 26/3. Quanto: grátis.

Texto Anterior: Arte: Obras-cenários de "Metrópolis" ganham exposição
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.