São Paulo, Quarta-feira, 24 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SHOW
Seis músicos cantam história do samba
"Esquina Carioca" traz Rio a São Paulo

CLÁUDIA GURFINKEL
free-lance para a Folha

O Tom Brasil vai adquirir o aspecto de um botequim do Rio de Janeiro. A mudança acontece esta noite, quando a casa abre as portas para receber o espetáculo "Esquina Carioca - Uma Noite com a Raiz do Samba".
O show conta com a presença de Beth Carvalho, Ivone Lara, João Nogueira, Luiz Carlos da Vila, Moacyr Luz e Walter Alfaiate.
Representantes autênticos do samba de raiz, os cantores se apresentarão sozinhos, em duplas, trios e sextetos, e farão uma retrospectiva da história do samba cantando sucessos próprios e de outros compositores.
A noite será comandada pelo cantor e compositor Moacyr Luz, que fará o papel de um mestre de cerimônias, ligando o passado e o presente do samba. Luz também assina a direção musical da noite.
Os músicos se apresentam em um tablado de 20 cm de altura, colocado no meio da platéia, para que, no show, o contato com o público seja como em uma roda de samba original.
No lugar do verdadeiro palco, estará montada uma réplica do bar Pirajá, a casa paulistana com "alma carioca" que está produzindo o evento. No local estarão colocadas mesas para receber os convidados especiais do show.
Sob a direção artística de Elifas Andreato, os músicos mostrarão sucessos que marcaram as suas carreiras, como "Coisinha do Pai", "Sonho Meu", "Poder da Criação", "Mandingueiro", "Uma Festa no Samba", "Alguém Me Avisou", "Cuidado Teu Orgulho Te Mata" e "Sorri de Mim".

Raízes do Samba
João Nogueira será o convidado de honra do espetáculo. Ele gravou 18 discos e é considerado um dos representantes mais autênticos do samba carioca.
Nogueira conviveu com Cartola e Nelson Cavaquinho, e suas composições já ganharam interpretação nas vozes de Clara Nunes, Elis Regina e Beth Carvalho. Esta última, aliás, foi quem semeou a idéia do projeto "Esquina Carioca".
Além de participar do show, Walter Alfaiate, 68, está lançando seu primeiro disco, "Olha Aí", com participação de Martinho da Vila, Paulinho da Viola e Aldir Blanc.
A "lenda viva do samba", Ivone Lara, 77, apresentará algumas das 300 músicas que compôs em 65 anos de carreira.
Fechando o elenco especial está Luiz Carlos da Vila, autor do samba-enredo "Kizomba - A Festa da Raça", apresentado pela Unidos de Vila Isabel em 89, quando a escola conquistou seu único título no Carnaval carioca.
O espetáculo é completado pelos músicos Carlinhos Sete Cordas (violão sete cordas), Pedro Amorim (cavaquinho e bandolim), Beto Cazes e Marcelo Moreira (percussão), Gordinho (surdo) e as vocalistas Dorina e Teresa Cristina.

Show: Esquina Carioca - Uma Noite com a Raiz do Samba Quando: hoje, às 21h Onde: Tom Brasil (r. Olimpíadas, 66, Vila Olímpia, região sudoeste, tel. 822-7257) Quanto: R$ 20 Patrocinador: Cia. Cervejaria Brahma

Texto Anterior: Memória: MIS exibe cinema industrial paulista
Próximo Texto: Filosofia: Marilena Chaui lança livro sobre Espinosa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.