UOL


São Paulo, quinta-feira, 24 de abril de 2003

Texto Anterior | Índice

ARTES PLÁSTICAS

Obras de Nelson Leirner, Waldemar Cordeiro, Wesley Duke Lee e Antonio Dias integram exposição no MAM

Mostra sintetiza contestação dos anos 60

Divulgação
"O Herói Nu", de 1966, de Antonio Dias; à dir., "A Zona, o Prêmio" (1966), de Duke Lee


DA REDAÇÃO

Parte de um curto porém conturbado período da história brasileira está sintetizada na mostra "Aproximações do Espírito Pop: 1963-68", em que 78 obras de Nelson Leirner, Waldemar Cordeiro, Antonio Dias e Wesley Duke Lee ecoam preocupações políticas, sociais e estéticas.
Com curadoria de Cacilda Teixeira da Costa, a mostra é delimitada por dois acontecimentos: em 1963, Duke Lee realizou o primeiro happening do Brasil, "Grande Espetáculo das Artes", e, em 68, a Bienal de Artes Plásticas da Bahia foi fechada no dia seguinte à sua inauguração e interditada durante um mês pelo governo estadual, que apreendeu trabalhos considerados subversivos.
Cerca de 20 obras de cada um dos quatro artistas recheiam a mostra com suas expressões diferentes entre si, mas unidas principalmente na contestação e na ruptura, em obras "que estavam sintonizadas com o espírito pop", segundo a curadora.
Duke Lee e Leirner formaram, com outros quatro artistas, o grupo Rex, em 66. Cordeiro participou da fundação do grupo Ruptura, em 52, e criou o Propostas 65, evento inspirado na exposição "Opinião 65", da qual participou ao lado de Duke Lee e Dias.
Para reforçar a reprodução da atmosfera sessentista, documentos do período estão dispostos num jornal mural. Convites, fotografias e catálogos das exposições da época também estão reunidos, assim como imagens de filmes daqueles anos, organizadas por Sérgio Zeigler num vídeo.

APROXIMAÇÕES DO ESPÍRITO POP: 1963-68. Quando: hoje, às 19h30; ter., qua. e sex., das 12h às 18h; qui., das 12h às 22h; sáb. e dom., das 10h às 18h. Onde: MAM (pq. Ibirapuera, portão 2, tel. 5549-9688). Quanto: R$ 5.


Texto Anterior: Região na zona sul vira pólo de entretenimento
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.