São Paulo, Quarta-feira, 24 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEATRO
Ator italiano encena "Uno, Nessuno e Centomila"
Nestor Saied traz monólogo adaptado de Luigi Pirandello

VALMIR SANTOS
free-lance para a Folha


Finalmente São Paulo tem a chance de conferir o trabalho do ator italiano Nestor Saied. Ele ganhou projeção internacional há três anos, com "Needles and Opium" (Agulhas e Ópio), espetáculo escrito e dirigido pelo canadense Robert Lepage, considerado "o novo Peter Brook". Em 98, passou por Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
Saied volta com outro monólogo. Desta vez ele encena "Uno, Nessuno e Centomila" (Um, Nenhum e Cem Mil), de Luigi Pirandello (1867-1936), hoje e amanhã no Sesc Vila Mariana.
A iniciativa é do projeto "1999 Reticências", do Sesc, com apoio do Instituto Italiano de Cultura.
Nascido na Argentina e radicado na Itália desde a infância, Saied adaptou a novela homônima que Pirandello escreveu em 1926.
Para transformar a narrativa em monólogo, ele secundou os demais personagens e elegeu como foco a história do jovem siciliano Vitangelo Moscarda, que acalenta o sonho de se tornar artista.
A voz do personagem oscila entre a primeira e a terceira pessoa. "Ele se questiona muito, acusa, conversa com sua esposa, com o juiz, com o padre, enfim, ora se distancia, ora se aproxima de si, numa situação típica do teatro de Pirandello", descreve.
Entre as leituras possíveis de "Uno, Nessuno e Centomila", que estreou em 87, estão a relatividade do conceito de verdade e a fragmentação da personalidade no indivíduo. "A busca da identidade é extremamente atual", afirma.
Apesar de se tratar de monólogo, Saied contracena boa parte do tempo com o ator Luciano Melchionna, espécie de espelho, de sombra, de alter ego "mudo" do protagonista.


Peça: Uno, Nessuno e Centomila
Autor: Luigi Pirandello Com: Nestor Saied e Luciano Melchionna Quando: hoje e amanhã, 21h Onde: Sesc Vila Mariana (r. Pelotas, 141, tel. 5080-3147) Quanto: R$ 7,50 a R$ 15


Texto Anterior: Show: Sesc derruba fronteiras da música
Próximo Texto: Autor pratica metateatro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.