São Paulo, Quarta-feira, 24 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autor pratica metateatro

free-lance para a Folha


Luigi Pirandello (1867-1936) é saudado como um dos pilares da moderna dramaturgia italiana desde o lançamento de "Seis Personagens à Procura de um Autor", em 1921.
Nessa, como em suas outras peças ("Quando Se É Alguém", "Esta Noite Se Representa de Improviso" etc), não são poucas as vezes em que Pirandello evoca o "teatro dentro do teatro".
Sua dramaturgia tenta penetrar as máscaras que os indivíduos usam na sociedade e mostrar o interior desnudo de seus espíritos. Também introduz dilemas intelectuais de forma expressiva e acessível.
Pirandello ganhou o Nobel de Literatura em 1934, quando já havia atingido a consagração internacional (feito que o conterrâneo -e também dramaturgo- Dario Fo repetiu em 97).
O livro "Pirandello: do Teatro no Teatro" (R$ 35, 405 págs.), recém-lançado pela editora Perspectiva, traz ensaios e peças.


Texto Anterior: Teatro: Nestor Saied traz monólogo adaptado de Luigi Pirandello
Próximo Texto: Show: Mike Stern toca no Bourbon Street
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.