São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 2001

Próximo Texto | Índice

COMEMORAÇÃO

Sesc homenageia Eduardo Gudin, Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini no 447º aniversário da cidade

Shows celebram a música paulistana

João Caldas/Divulgação
O violonista Eduardo Gudin, que se apresenta hoje no Sesc


CARLOS TORRES FREIRE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O sotaque paulista dá o tom no aniversário da cidade. Tem início hoje, com apresentação de Eduardo Gudin e Vânia Bastos, às 21h30, na Choperia do Sesc Pompéia, o projeto "São Paulistas". O objetivo é homenagear, em três shows, até sábado, Eduardo Gudin, Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini, figuras que simbolizam a música paulistana do século recém-terminado.
O arranjador, produtor e compositor Eduardo Gudin é o primeiro a se apresentar. Com 50 anos de idade e 34 de carreira, o músico traz na bagagem parcerias com Paulinho Pinheiro e Elton Medeiros, mas foi com o letrista Costa Netto que Gudin construiu o lado mais paulistano de seu trabalho. A clássica "Paulista", além de "Verde", "Velho Ateu" e "Mordaça", são frutos desta parceria que devem estar no show.
Para acompanhar o violonista, foi convidada a cantora Vânia Bastos, que tem seis dos seus oito trabalhos produzidos por Gudin, além de ter gravado uma versão de "Paulista", sucesso de seu disco "Vânia Bastos" (1990). "Acho ótimo a Vânia cantar as músicas, pois a gente tem trabalhado juntos há um longo tempo", diz.
A apresentação deve conter, ainda, interpretações para canções de outros compositores, como "Anoiteceu" (Francis Hime e Vinicius de Moraes), "Triste" (Tom Jobim) e "Deixa" (Baden Powell e Vinicius de Moraes).
Amanhã, Maurício Pereira abre a noite, acompanhado de banda, para fazer releituras de composições de Adoniran Barbosa, como "Iracema", "Mariposa" e "Samba do Bixiga". Na sequência, sobem ao palco os Demônios da Garoa, considerados os melhores intérpretes da obra do poeta paulista. O grupo, que em 2002 completa 60 anos de carreira, não deixará de mostrar as clássicas "Saudosa Maloca" e "Trem das Onze".
Acompanhada do grupo Choro Seresta e Cia, Ana Bernardo, filha de Arthur Bernardo, um dos fundadores do Demônios da Garoa, fecha o "São Paulistas", no sábado, homenageando Paulo Vanzolini. A apresentação deve conter músicas como "Ronda" e "Samba Erudito", e o compositor deve intervir contando suas histórias.




Show: São Paulistas (Eduardo Gudin e Vânia Bastos; Maurício Pereira e Demônios da Garoa; Paulo Vanzolini e Ana Bernardo)
Quando: hoje, amanhã e sábado, às 21h30
Onde: Choperia do Sesc Pompéia (r. Clélia, 93, Lapa, tel. 3871-7700)
Quanto: de R$ 5 a R$ 10




Próximo Texto: Teatro: "Querelle" é encenado em palco erótico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.