São Paulo, Quarta-feira, 25 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERSONALIDADE
Cerimônia acontece hoje no Memorial
Haroldo de Campos será homenageado

Fabiano Accorsi/Folha Imagem
O poeta Haroldo de Campos posa com busto de Homero


da Reportagem Local

O poeta, tradutor e ensaísta Haroldo de Campos será homenageado hoje, às 19h, no Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda), pelo recebimento dos Prêmios Octavio Paz, do México, e Roger Caillois, da França.
Campos debaterá sua obra e a poesia brasileira com os também poetas e ensaístas Nelson Ascher, articulista da Folha, e Horácio Costa, professor da Universidade Nacional Autônoma do México.
O Prêmio Octavio Paz de poesia e ensaio, no valor de US$ 100 mil, foi concedido a Haroldo de Campos em março último. O Prêmio Roger Caillois será entregue ao poeta em outubro próximo, em Paris, pela tradução francesa das "Galáxias", livro de poemas mais ambicioso de Haroldo, escrito ao longo de mais de duas décadas e editado em meados dos anos 80.
O evento de hoje à noite, com entrada franca, inaugura o projeto "Poetas na Biblioteca", que pretende levar a cada mês um poeta e um crítico literário para ler poemas e comentá-los.
Haroldo de Campos, que completou 70 anos no último dia 19, preferiu não falar à Folha sobre a homenagem. Segundo Ascher, que deve lançar um livro de ensaios no próximo mês ("Crítica (Não Só) Literária", editora Cone Sul), será uma oportunidade para discutir como o poeta "recuperou e reformulou o modernismo".
Ascher vê Haroldo e os demais concretistas como parte da terceira geração modernista, à qual também pertenceriam Ferreira Gullar e José Paulo Paes. (FBS)


Texto Anterior: Show: Boteco do Cabral homenageia a Portela
Próximo Texto: Música: Guinga dá workshop sobre violão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.