São Paulo, Quarta-feira, 25 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SHOW
Velha Guarda da escola de samba carioca se apresenta hoje no Sesc, com Cristina Buarque e Monarco
Boteco do Cabral homenageia a Portela

CARLOS BOZZO JUNIOR
especial para a Folha

Acontece hoje, no Sesc Pinheiros, a 6ª edição do Boteco do Cabral, evento em que o jornalista Sérgio Cabral promove, toda última quarta-feira do mês -num bar de verdade-, uma conversa informal regada a boa música.
O "boteco" -que já homenageou, nas edições anteriores,Tom Jobim, Pixinguinha, Noel Rosa, Mangueira e Elizeth Cardoso- traz agora um pouco da vasta história da Portela, seus sambas e suas vitórias no Carnaval carioca.
Além de Cabral, especialista em escolas de samba, estarão no boteco Cristina Buarque, Monarco e a Velha Guarda, com suas pastoras, para interpretar vários sambas de terreiro.
"O nosso samba não é voltado para o comércio. Nós o tiramos do coração. Alguns têm mais de 70 anos de existência e continuam sendo cantados", disse o compositor carioca Monarco, 66, em entrevista à Folha, sobre esse tipo de samba que, segundo ele, "está banido das quadras".
"Os diretores de escola de samba acabaram com o samba de terreiro. O negócio deles é dinheiro. Eles estão se lixando para história de raiz. Dizem até que quem come raiz é índio. Nós enaltecemos espontaneamente uma estrela ou as flores, sem pensar em gravar. Já o samba enredo de hoje é um negócio fabricado, em que o carnavalesco dá o tema e eles passam para o papel", disse o sambista, que considera "chato" assistir a um desfile de escolas. "É uma baboseira. Está tudo com a mesma cara", completou.
No repertório do show estão alguns sambas que a Velha Guarda acaba de gravar em um disco, produzido pela cantora Marisa Monte, ainda sem nome e sem previsão de lançamento.
"A Marisa também participa do disco em uma faixa, além do Zeca Pagodinho e do Paulinho da Viola. Mas o disco é a Velha Guarda na frente. Dele vamos cantar "Corri Prá Ver" e "Sabiá", em que o Jair (do Cavaquinho) faz um miudinho no pé, deixando o show mais bonito", garantiu o compositor.
O espaço reservado para o evento é pequeno (80 lugares) e muito concorrido. Portanto, garanta seu ingresso com antecedência.


Evento: Boteco do Cabral Com: Cristina Buarque, Monarco e Velha Guarda da Portela Quando: hoje, às 21h Onde: Sesc Pinheiros (av. Rebouças, 2876, tel. 815-3999) Quanto: R$ 2 e R$ 4


Texto Anterior: Escultura de Iole de Freitas desorganiza a percepção
Próximo Texto: Personalidade: Haroldo de Campos será homenageado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.