São Paulo, Sábado, 26 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"TERAPIA"
Sexo se une a melodrama

da Reportagem Local

Prometia ser uma daquelas inofensivas comédias de nudez "soft", como tantas que surgem de tempos em tempos, uma delas no mesmo teatro Mars, poucos anos atrás. Mas esta "Terapia Sexual" quer mais, não "apenas" teatro: faz publicidade de uma terapia "tântrica", que garante prazer sexual para casais em crise.
A protagonista passa toda a apresentação num jogo de sedução com a platéia, tirando pouco a pouco a roupa para os adolescentes que não estão ali para outra coisa, mas se perde em esforços de "interpretação" melodramática, chorando sem lágrimas incontáveis vezes, por não alcançar orgasmo. Para uma comédia, ela se leva muito a sério.
Sofre muito -o que no palco grita como justificação para o "striptease" envergonhado. (No final, encerrados os aplausos, o público ainda é obrigado a ouvir um longo discurso sobre como os atores de teatro não são "apenas" atores: também fazem campanhas, por exemplo, contra o uso de armas.)
Mas "Terapia Sexual" também não é "apenas" uma aula de sexo correto. Busca um mínimo de humor, para não se arrastar, insuportável, no dramalhão.
Os atores Tadeu di Pietro, que interpreta o terapeuta de sotaqueportenho, e sobretudo Nicolau Puig, uma surpresa feliz no papel do marido, conseguem algumas boas cenas com suas caricaturas, seus tipos exagerados que procuram rir da própria seriedade de propósitos da peça.
Não chegam a ser redentores de um espetáculo tão sofrível, do texto ao cenário, mas ao menos parecem acreditar no que fazem, como "apenas" atores. (NS)


Avaliação:  


Peça: Terapia Sexual
Autor e diretor: Beneh Mendes
Cenário e figurino: Fábio Namatame
Com: Leila Lopes, Nicolau Puig e Tadeu Di Pietro
Quando: quinta e sábado, às 21h; sexta, às 21h30; domingo, às 19h
Onde: teatro Mars (r. João Passalacqua, 80, tel. 3105-9570)
Quanto: R$ 20 (quinta e domingo) e R$ 25 (sexta e sábado)



Texto Anterior: Teatro - Críticas: "Deus lhe Pague" revive Procópio como clown
Próximo Texto: Show: Wanderléa estréia solo no Tom Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.