São Paulo, terça-feira, 26 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERCÂMBIO

Artistas reúnem-se na choperia do Sesc Pompéia

Evento musical funde Brasil e Grã-Bretanha no palco e na net

DA REPORTAGEM LOCAL

É música para inglês ver, mostrar e ouvir. E brasileiro também. Quando subirem ao palco do Sesc Pompéia, hoje, os DJs Alan Bryden e Alfredo Bello darão início à terceira edição do Música Popular Brasileira/British Popular Music, projeto que pretende aproximar músicos de ambos os países em apresentações ao vivo e em um website que ficará no ar durante quatro meses para promover a troca de experiência entre os artistas participantes.
O escocês Bryden, 30, conhecido também como Sidewinder, promete ecletismo. "A música que faço cobre o reggae, o hip hop, o jazz, a soul e a eletrônica", afirma o DJ, que preferiu trazer ao Brasil, no lugar de seu violoncelo, um par de pick-ups e um sampleador. "Tenho uma formação muito diversa. Cresci ouvindo o programa [na inglesa Radio 1] do John Peel. Em um espaço de três músicas, você ouvia um hip hop old school, um tecno da Lituânia e um grupo indie do Reino Unido."
Tão difícil de aderir a um rótulo quanto Bryden é o contrabaixista Alfredo Bello, 30, que, atrás da mesa de som, prefere assinar como DJ Tudo. "Se eu pudesse arrumaria outro nome. Não gosto desse culto à figura do DJ porque a música acaba sendo relegada", alfineta Bello, que tem no currículo trabalhos com Otto, Nação Zumbi e Naná Vasconcelos, além de integrar bandas distintas como Dona Zica, Projeto Cru, Makumba Cyber e Pedra Branca.
Pesquisador de música tradicional brasileira, Bello conta que gosta também de se aventurar nos terrenos do drum'n'bass e do moog. "Pretendo tocar mais as coisas dos brasileiros que participam do projeto, mas com quatro pick ups no palco fica meio difícil definir um só estilo", diz.
Se depender do escocês, o tempero terá muito de brasileiro: "Comprei muitos discos de João Donato, Joyce, Marcos Valle e Eumir Deodato. Deste último sampleei quase toda a percussão para o meu próximo disco", conta o DJ, cuja faixa "Stanway's Revenge" foi também gravada pelo Groove Armada.
O endereço do site é www.sescsp.org.br/sesc/mpb-bpm. Em março de 2003, os músicos mostram o resultado do projeto em novos shows em São Paulo e no Rio de Janeiro. (DIEGO ASSIS)


MÚSICA POPULAR BRASILEIRA/ BRITISH POPULAR MUSIC
apresentação de Alan Bryden e Alfredo Bello. Quando: hoje, às 21h. Onde: Sesc Pompéia - choperia (r. Clélia, 93, Água Branca, tel. 3871-7700). Quanto: entrada franca. Patrocínio: Sesc e British Council.



Texto Anterior: "Intimidade": Mostra atesta rococó contemporâneo
Próximo Texto: Festival: Semana traz moda, cinema, artes e gastronomia da África do Sul
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.