UOL


São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Dirigido por Phillip Noyce, longa-metragem "Geração Roubada" trata do choque entre a cultura branca e a aborígene

Australiano realiza uma apropriação étnica

TIAGO MATA MACHADO
CRÍTICO DA FOLHA

Austrália, 1931. O protetor-chefe dos aborígenes, A.O.Neville (Kenneth Branagh), tutor de todos os membros da etnia, é tomado pela febre de eugenia típica daqueles anos. Para embranquecer as novas gerações, ele toma a guarda das crianças aborígenes mestiças, querendo que reproduzam com homens brancos.
"Geração Roubada" conta a história (real) de três dessas crianças. Roubadas da mãe aborígene, elas vão parar num internato, onde são obrigadas a esquecer suas origens e os costumes de seu povo.
O filme fala da fuga das crianças e o que ela representa, segundo o esquema traçado pela roteirista Christine Olsen: em sua aventura, as garotas afirmam a inteligência e a identidade aborígenes, recuperando, de quebra, um pouco da identidade nacional australiana (quando os brancos se revelam tão solidários para com as foragidas quanto os aborígenes).
Olsen e o diretor, Phillip Noyce, sabem muito bem o que querem: agradar a boa consciência multiculturalista, hoje tão em voga no cinema. "Geração Roubada" é "worldcinema" no pior sentido: não a expressão autêntica de uma etnia, mas uma apropriação. De certa forma, Olsen e Noyce, apesar das boas intenções, recaem no erro que denunciam: impõem sua língua e seu modo de ver as coisas.
Há um excesso de know-how no esquematismo algo demagógico da dupla. O que, por si só, basta para dizer que, se a história fosse filmada por um cineasta amador aborígene, dificilmente o resultado sairia pior. Ao menos, veríamos um filme mais autêntico.


Geração Roubada
Rabbit-Proof Fence
  
Produção: Austrália, 2002
Direção: Phillip Noyce
Com: Kenneth Branagh, Everlyn Sampi
Onde: em cartaz no Cinearte 1 e Estação Unibanco 1



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Artes: Desenhos ilustram "choque" colonial
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.