São Paulo, sábado, 27 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Índice

Crítica/ "Simplesmente Complicado"

Feminismo disfarça visão preconceituosa

RICARDO CALIL
CRÍTICO DA FOLHA

A americana Nancy Meyers ("Alguém Tem que Ceder", 2003) é menos uma cineasta do que uma cientista demográfica. Como certas revistas femininas, ela faz filmes cuidadosamente planejados para entreter uma parcela da população: mulheres maduras bem-sucedidas na profissão, mas infelizes no amor.
Mudam as atrizes, permanece a moral: mulheres acima de uma certa idade -seja 30, 40 ou 50 anos- são perfeitamente desejáveis. A variação de "Simplesmente Complicado" é que o desejo vem de um lugar insuspeito: um caso entre a protagonista e seu ex-marido.
Jane (Meryl Streep) é uma dona de restaurante divorciada, com três filhos crescidos. Seu ex, Jake (Alec Baldwin), a trocou por uma mulher mais jovem. Na viagem de formatura de um de seus filhos, eles descobrem que ainda se sentem atraídos um pelo outro e iniciam um tórrido "affair".
Ao mesmo tempo, Adam (Steve Martin), o arquiteto que vai reformar a casa de Jane, se apaixona por ela, e a história evolui para um triângulo.
Embora Meyers saiba se aproveitar do talento cômico dos atores, "Simplesmente Complicado" tem um problema recorrente em seus filmes: por trás da moral aparentemente feminista, podem ser encontrados traços subliminares de sexismo. As personagens só se realizam plenamente com um parceiro ao lado.
Questões amorosas à parte, as personagens criadas por Meyers vivem numa espécie de idílio, em casas deslumbrantes, com filhos perfeitos e trabalhos prazerosos. Assim, os filmes de Meyers resultam em uma estranha mistura de livro de autoajuda para mulheres com revista de decoração.


SIMPLESMENTE COMPLICADO

Diretor: Nancy Meyers
Produção: EUA, 2009
Com: Meryl Streep, Alec Baldwin e Steve Martin
Onde: Kinoplex Itaim, Frei Caneca Unibanco Arteplex e circuito
Classificação: 14 anos
Avaliação: regular




Texto Anterior: Companhia explora humor do gesto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.