São Paulo, quarta-feira, 27 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS

Vivendo há dois anos no Brasil, americano realiza sua primeira exposição no país

Stephen Henriques dá cores, outros tons e texturas ao jazz

Divulgação
No sentido horário, as obras "Saudades", "Moon Indigo" e "South American Suite" do americano Stephen Henriques


ALEXANDRA MORAES
DA REDAÇÃO

Jazz, impressionismo, expressionismo abstrato, Brasil e Califórnia. Num amontoado de contrastes, o pintor norte-americano Stephen Henriques, 57, realiza a sua primeira individual no Brasil, na galeria Arvani Arte.
Morando no país há dois anos, depois de se casar com a produtora de jazz brasileira Cilene Peres, o artista conta que "nunca sonhou que estaria vivendo algum dia no Brasil". Mudou seu ateliê ("o mesmo havia 20 anos", conta) de San Francisco, nos EUA, para um sítio próximo a Jundiaí (SP). "A mudança de país representou também uma mudança na cor do meu trabalho, pois a luz mudou muito, e onde eu vivo, o que está no entorno e as impressões que me deixam influenciam muito minhas obras", diz Henriques.
As influências também são registradas em uma escala entre o expressionismo abstrato e o impressionismo, que se confundem em suas obras, através da influência do pintor Richard Diebenkorn, como aponta o crítico de arte e curador da exposição, Celso Fioravante, em texto do catálogo da mostra.
O jazz conservou-se como um elemento presente na produção de Henriques desde o início dos anos 70. O nome da exposição "Mood Indigo" se refere a um standard do gênero, e as telas quase sempre têm nomes e "levadas" referentes ao ritmo.

STEPHEN HENRIQUES - hoje, às 20h. De seg. a sex., das 10h às 19h. Onde: Arvani Arte (r. Oscar Freire, 540, tel. 3082-1927). Quanto: entrada franca.


Texto Anterior: Arquitetura: "Caos urbano é fruto da megalomania"
Próximo Texto: Panorâmica - Música: Zeli apresenta seu CD de estréia no Supremo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.