São Paulo, domingo, 28 de março de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LANÇAMENTO
CD é retrato em Polaroid

das Regionais

Existe um estigma no mercado fonográfico que classifica qualquer coletânea como caça-níquel. Quando se trata de um disco com projeto gráfico indigente e canções de novela, então pode se esperar o maior dos enxovalhos.
Mas com "Os Maiores Sucessos de Novela", de Nana Caymmi, que acaba de ser lançado pela EMI, é diferente. O CD é retrato em Polaroid da carreira da cantora.
Alçada à condição de boa vendedora de discos ("Resposta ao Tempo" vendeu 105 mil cópias) pela superexposição na televisão, Nana se beneficia da seara que sempre disse desprezar: a cultura de massas.
É certo que a cantora já aparece em trilhas de TV desde 76, mas nunca teve uma contribuição tão efetiva quanto nos últimos três anos: cinco canções.
O curioso é que o disco tem unidade. Não parece uma mera compilação feita ao bel-prazer do mercado. Todas as 14 faixas do CD carregam a marca da artista: o ultra-romantismo, a dramaticidade e os arranjos flertando com o brega.
É especialmente auspicioso lembrar de sua versão para "Cais" (78), de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos.
Ou constatar que "Fascinação", na voz de Nana, em missão quase impossível não deixa a dever em nada para a interpretação do mito Elis Regina.
Há esbarrões, como "Dois Corações", que não resiste à poeira do tempo, e a pouco importante "Vem Morena". (AL)


Disco: Os Maiores Sucesso de Novela Artista: Nana Caymmi Gravadora: EMI
Quanto: R$ 18, em média





Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.