São Paulo, domingo, 29 de março de 2009

Texto Anterior | Índice

Crítica

Produção embaralha conceitos do documentário ao questionar autoria

CRÍTICO DA FOLHA

O É Tudo Verdade consolidou-se, entre outras coisas, como vitrine do caráter ensaístico e experimental de parcela representativa da produção contemporânea de documentários. Neste ano, "Z32" é um dos melhores exemplos de como os conceitos tradicionais sobre o formato caducaram.
Seu "objeto", no sentido convencional, seria um episódio vivido por um soldado israelense de uma unidade de elite (em que "todo mundo é Chuck Norris", segundo ele) nos territórios ocupados a partir da Segunda Intifada, em 2000. Como o jovem explica, uma "operação de vingança": mortos do lado de cá pedem mortos do lado de lá. Esse personagem aceita falar, mas não quer ser identificado. Como expor sua história sem expor sua imagem? O israelense Avi Mograbi opta por certos procedimentos, inclusive com a ajuda de efeitos digitais, e explica diante da câmera como chegou até eles.
Não satisfaz, porém, o próprio jovem, que resolve capturar imagens, dele e da namorada, sozinhos em seu apartamento. De quem é "Z32"? Do cineasta que resolveu dar vida a um dos arquivos de uma organização israelense sobre as experiências de soldados nos territórios ocupados, do jovem, da namorada?
Diretor e co-roteirista (ao lado de Noam Enbar), Mograbi tem a prerrogativa de atribuir sentido ao material por meio da montagem. Sua leitura do episódio é apresentada também ao interpretar em forma de música a história do soldado em busca do perdão de sua amada. "Z32" é um documentário sobre um documentarista que se aproxima desse sujeito para entender melhor suas razões, sem lhe dar razão. (SÉRGIO RIZZO)


Z32
Direção: Avi Mograbi
Quando: hoje e sex., às 19h, no Cinesesc; ter. (17h) e qua. (13h), no CCBB
Classificação: não indicado a menores de 14 anos
Avaliação: ótimo



Texto Anterior: Cabra marcado para matar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.