UOL


São Paulo, terça-feira, 29 de abril de 2003

Texto Anterior | Índice

ERUDITO

Conjunto se apresenta com Ole Edvard Antonsen

Grupo norueguês The Trondheim Soloists dá início a Mozarteum 2003

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

O mercado europeu de orquestras de câmara é bastante concorrido, com a predominância de conjuntos alemães, italianos e ingleses. Mesmo assim, The Trondheim Soloists, grupo norueguês, abriu espaço junto ao público e foi reconhecido por gravadoras com as quais já gravou 13 CDs.
É o Trondheim que abre hoje a temporada 2003 do Mozarteum Brasileiro, com o trompetista Ole Edvard Antonsen.
O grupo foi criado em 1988 e mescla músicos profissionais com estudantes.
O repertório do Trondheim cobre o barroco mais consagrado, passa por Edvard Grieg e chega a Chostakovich e a nomes contemporâneos da música européia e particularmente nórdica. O grupo participou com três CDs da gravação integral da obra de Grieg e recebeu por eles o prêmio da revista inglesa "Gramophone".
Curiosidade: entre os músicos, está a violinista brasileira Renata Kubala, filha do violoncelista Zygmunt Kubala.
Ole Edvard Antonsen, ex-tutti da Filarmônica de Oslo, iniciou carreira solo depois de dois prêmios de interpretação recebidos no fim dos anos 80. É especialista em repertório contemporâneo.
O conjunto norueguês abrirá suas apresentações com "Ponteio", peça do brasileiro Cláudio Santoro. Interpretará em seguida Haendel, Mendelssohn, Albinoni, Telemann e Chostakovich.


THE TRONDHEIM SOLOISTS. Com Ole Edvard Antonsen. Quando: hoje e amanhã, às 21h. Onde: Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, s/nš, tel. 3337-5414). Quanto: de R$ 45 a R$ 150.


Texto Anterior: Artes plásticas: Leirner abre jogo de possibilidades com reinterpretação do mundo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.