UOL


São Paulo, quinta-feira, 29 de maio de 2003

Texto Anterior | Índice

ERUDITO

Ciclo de música relembra peças esquecidas

DA REPORTAGEM LOCAL

A pergunta sempre fez bastante sentido: por que é que certos compositores são esquecidos por décadas e só tardiamente relembrados?
Uma tentativa de resposta e exemplificação está na série mensal de concertos "Fama e Esquecimento", que o Sesc Ipiranga, sob a curadoria da pianista e historiadora Marina Brandão, está apresentando agora em 2003.
Na récita de amanhã o violoncelista Zygmunt Kubala e a pianista Donata Majeyska Lange trazem à tona peças de poloneses como Karlowics, Oginski e Mlynarski, pouco ou quase nunca interpretados.
De compositores mais conhecidos, programaram peças para piano e violoncelo de Chopin, Wieniawski, Paderewski e dos russos Tchaikovski e Kabalewski.
Na sexta-feira da semana que vem, o concerto de junho trará a soprano Martha Herr (excelente no "Dido e Enéas" há dias montado no Teatro São Pedro) e o pianista André Rangel, com peças de Manuel Garcia, Pauline Viardot Garcia (início do século 19), Theodor Adorno e ainda parcerias musicais de Mário de Andrade com Heitor Villa-Lobos.
A série agora em curso foi aberta pela Orquestra de Câmara Engenho Barroco, em concerto com o mais famoso dos "esquecidos" na história da música: Johann Sebastian Bach, que permaneceu com suas obra engavetada entre sua morte, em 1750, e a audição na qual, em 1829, Felix Mendelssohn Bartoldi o reinterpretou para um público que desde então reconheceu nele, em Bach, um dos gênios musicais de todos os tempos.
O Sesc Ipiranga tem promovido séries anuais de concertos em torno de eixos temáticos bastante instrutivos.
Já foram interpretados programas com os 500 anos de música no Brasil, os repertórios nas viradas dos séculos ou as áreas de encontro do gênero erudito com o popular.
(JOÃO BATISTA NATALI)


FAMA E ESQUECIMENTO. Quando: hoje (Zygmunt Kubala e Donata Majeyska Lange) e dia 6 de junho (Martha Herr e André Rangel), às 21h. Onde: Sesc Ipiranga (rua Bom Pastor, 822, Ipiranga, tel 3340-2000). Quanto: de R$ 2 a R$ 6.


Texto Anterior: "Isaurinha Garcia, Personalíssima": Peça prefigura o musical brasileiro
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.