São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 2008

Texto Anterior | Índice

Ciclo no CCBB-SP exibe filmes da nouvelle vague portuguesa

Mostra tem produções de Manoel de Oliveira e Fernando Lopes, entre outros

DA REPORTAGEM LOCAL

Começa hoje e vai até o dia 17/8, no Centro Cultural Banco do Brasil, a mostra "Os Verdes Anos do Cinema Português", que reúne alguns dos principais filmes produzidos pela chamada nouvelle vague portuguesa das décadas de 60 e 70, grande parte deles inédita no Brasil. Entre os cineastas que terão obras exibidas estão Manoel de Oliveira ("Acto de Primavera", 1963), Fernando Lopes ("Uma Abelha na Chuva", 1972) e Paulo Rocha ("Os Verdes Anos", 1963). A abertura será com "O Recado" (1971), de José Fonseca e Costa. Marcada pelos anos finais da ditadura de Salazar (1933-1974) e pela Revolução dos Cravos (1974), essa geração apresenta traços semelhantes aos de movimentos como o neo-realismo italiano, a nouvelle vague francesa e o cinema novo brasileiro, como o engajamento político e a busca por uma forma mais pessoal de filmar. Assim, além dos 16 filmes exibidos, a mostra promove também, no dia 6/8, o debate "Na Rota dos Cinemas-Novos", que discute os paralelos entre essas outras escolas de cinema. Participam do debate a acadêmica portuguesa Carolin Overhoff Ferreira, o professor da Unifesp Mauro Luiz Rovai, o crítico da revista eletrônica "Contracampo" Luiz Carlos de Oliveira Junior e a curadora da mostra, Liciane Mamede.


OS VERDES ANOS DO CINEMA PORTUGUÊS
Quando: abertura hoje, às 17h; até 17/8; veja a programação completa e a classificação indicativa de cada filme em www.bb.com.br/cultura
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (r. Álvares Penteado, 112, tel. 3113-3651)
Quanto: de R$ 2 a R$ 4



Texto Anterior: Série "Babilaques", de Waly Salomão, chega hoje a SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.