São Paulo, sábado, 31 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/É Tudo Verdade

"Acampamento de Jesus" vê doutrinação de crianças

BEATRIZ PERES
EDITORA DO EQUILÍBRIO

Aos 12 anos, Levi sabe bem o que quer -poder pregar para multidões- e se prepara para isso.
Rachael, 9, reconhece pessoas que devem ser convertidas e as aborda durante um jogo de boliche no seu bairro. Tory, 10, adora dançar, mas admite que precisa se esforçar para não fazer isso apenas "pela carne" e sim "para Jesus".
Os três personagens estão no documentário "Acampamento de Jesus", de Heidi Ewing e Rachel Grady, indicado ao Oscar deste ano e exibido hoje no festival É Tudo Verdade.
Retrato da formação religiosa de crianças por um grupo evangélico americano, o filme causou polêmica quando foi lançado nos Estados Unidos principalmente pela reação negativa do pastor Ted Haggard (ele próprio envolvido em escândalos recentes), então presidente da Associação Nacional de Evangélicos, que acusa as diretoras de manipulação dos fatos e descontextualização das imagens.
O filme registra o acampamento de verão (na verdade chamado "Families on Fire"), coordenado pela pastora Becky Fischer, que trabalha com crianças desde 1991. Lá, os jogos e as brincadeiras tradicionais dão lugar ao treinamento do que ela chama de "soldados do Exército de Deus".
As crianças (em sua maioria educadas em casa pelos pais, que discordam do que é ensinado nas escolas) ouvem histórias sobre Jesus, cantam músicas cristãs, participam de apresentações teatrais sobre a guerra, aprendem que são contra o aborto, que o aquecimento global e a teoria da evolução são mitos da ciência, que Harry Potter é coisa do demônio e rezam pelo presidente George W. Bush. Assim como rezavam por Bill Clinton, ressalta Fischer em seu site. "Se alguém precisava de oração, era ele!"
Nas cenas mais impressionantes, elas choram copiosamente (em arrependimento por seus pecados ou por "sentir a presença de Jesus") enquanto falam em línguas desconhecidas. Mas o foco do filme não é aquilo que choca -e sim as longas conversas em que as crianças podem falar muito articuladamente sobre sua fé e vocação religiosa. Isso sim impressiona.


ACAMPAMENTO DE JESUS
Produção:
EUA, 2006
Direção: Heidi Ewing e Rachel Grady
Quando: hoje, às 15h, no Cinesesc
Avaliação: ótimo


Texto Anterior: Skol Beats traz Afrika Bambaataa de novo a SP
Próximo Texto: Teatro: Peça propõe ao público travessia por labirintos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.