São Paulo, Domingo, 31 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

8º FIAC
Grupo da Macedônia estréia hoje
Kocani Orkestar toca em Interlagos

free-lance para a Folha

O 8º Festival Internacional de Artes Cênicas (Fiac), que começou na última quarta, reservou uma estréia para este domingo.
Os músicos da Kocani Orkestar, que chegariam ontem a São Paulo, vindos da República da Macedônia, apresentam-se à tarde no Sesc Interlagos, com entrada franca (veja a programação de hoje no quadro ao lado). O conjunto empresta o nome de sua cidade de origem.
Sob regência do maestro e trompetista Naar Veliov, a Kocani Orkestar é incensada como uma das melhores representantes das tradicionais fanfarras ciganas. Produz uma música de raízes ciganas, ou étnica, que é classificada pelos europeus como "ramska orientalna musika".
Segundo o produtor francês Alan Weber, um dos principais consultores de Ruth Escobar na escalação do evento deste ano, trata-se de uma "orquestra de bronze", como são conhecidos os trabalhos que remetem ao século passado, quando essa música era difundida pelas castas localizadas entre a Sibéria Ocidental e a Macedônia, no leste europeu.
O maestro Veliov, também segundo Weber, introduz uma certa modernidade à cultura do povo macedônio, que tem a maioria da sua população vivendo no campo. "À ingenuidade da vida pastoral, o músico incorpora outras sonoridades, sem no entanto descambar para a "jazzificação", a mistura pela mistura", explica Weber.
O grupo é formado por dois trompetes, um saxofone que se alterna com uma clarineta, dois saxofones barítonos, uma tuba, um acordeão e um tambor, instrumentos que refletem o estilo dos músicos. O ritmo das danças tradicionais, conhecidas como "cocek" (só mulheres) ou "horo" (coletivas), também serve de inspiração para os músicos.
As lentas introduções improvisadas e sem ritmo levam o nome turco "taksim" -ou "trepaza", em macedônio-, evocando a mesa onde se reúnem para saborear uma comida delicada.

Wagner Tiso
As demais atrações de hoje são os Músicos do Nilo, a Fanfarra de Bijapur, o Divana e a Cia. Eva La Yerbabuena, que se despedem dos palcos da cidade.
O Fiac vai até o próximo dia 8 e reserva concertos com os grupos Kek Lang (Hungria), Taraf de Haidouks (Romênia), Koumpanéia Kostas Xalkias (Grécia), o compositor brasileiro Wagner Tiso e o iugoslavo Goran Bregovic.
Este último é parceiro nas trilhas sonoras dos filmes do conterrâneo Emir Kusturica. Eles se conheceram nos anos 70, embalados por muito punk e rock numa época efervescente.



Texto Anterior: Mostra de Cinema - "Louise (Take 2)": Siegfried procura o novo cinema francês
Próximo Texto: Domingo no Parque: Duofel homenageia músicos que marcaram suas criações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.