São Paulo, Domingo, 31 de Outubro de 1999 |
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EXPOSIÇÃO EM CARTAZ Mostra de Picasso revela influência da fotografia
ANA MARIA GUARIGLIA free-lance para a Folha Logo na entrada da mostra de Picasso que está em cartaz no Masp, o visitante se depara com uma coletânea de fotos, a maioria tirada no estúdio do artista na rua des Grands Augustins, em Paris. Para lá se dirigiam os amigos do pintor, como os escritores Jean-Paul Sartre e Paul Éluard e os fotógrafos que assinaram as imagens, entre eles Brassaï, Robert Capa e Cartier-Bresson. Aparentemente, as imagens funcionam como ilustração da mostra "Picasso: Anos de Guerra 1937-1945". Mas nos bastidores, está um Picasso pouco conhecido do público. É o Picasso que teve estreita relação com a fotografia e que se empolgou pelas suas possibilidades criativas e de experimentação. Esse aspecto foi descoberto em 1994 por Anne Baldassari, curadora do Museu Picasso de Paris, e relatado em três catálogos que foram compilados para o livro "Picasso and Photography: The Dark Mirror" (ed. Flammarion, 1998). A autora pesquisou os arquivos de Picasso e já fez três exposições do artista como fotógrafo e sobre a influência da fotografia em seus desenhos, pinturas e ilustrações. "O processo fotográfico causava verdadeira fascinação em Picasso e ele o enxergava como um meio moderno de ver o mundo. Ele o usou livremente para construir sua própria visão." Em entrevista à Folha, por fax, Baldassari diz que a partir de suas pesquisas foi possível traçar as influências da fotografia em sua obra pictórica. Folha - Como a senhora avalia
a série de fotos que está no
Masp e mostra as fases da obra
"Guernica"? Folha - Em que momento da
vida do artista a fotografia ganhou interesse? Folha - E as "Senhoritas de
Avignon", seu marco cubista? |
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