São Paulo, Domingo, 31 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXPOSIÇÃO EM CARTAZ
Mostra de Picasso revela influência da fotografia

Reprodução
"As Senhoritas de Avignon", de Pablo Picasso


ANA MARIA GUARIGLIA
free-lance para a Folha

Logo na entrada da mostra de Picasso que está em cartaz no Masp, o visitante se depara com uma coletânea de fotos, a maioria tirada no estúdio do artista na rua des Grands Augustins, em Paris. Para lá se dirigiam os amigos do pintor, como os escritores Jean-Paul Sartre e Paul Éluard e os fotógrafos que assinaram as imagens, entre eles Brassaï, Robert Capa e Cartier-Bresson.
Aparentemente, as imagens funcionam como ilustração da mostra "Picasso: Anos de Guerra 1937-1945". Mas nos bastidores, está um Picasso pouco conhecido do público.
É o Picasso que teve estreita relação com a fotografia e que se empolgou pelas suas possibilidades criativas e de experimentação.
Esse aspecto foi descoberto em 1994 por Anne Baldassari, curadora do Museu Picasso de Paris, e relatado em três catálogos que foram compilados para o livro "Picasso and Photography: The Dark Mirror" (ed. Flammarion, 1998).
A autora pesquisou os arquivos de Picasso e já fez três exposições do artista como fotógrafo e sobre a influência da fotografia em seus desenhos, pinturas e ilustrações.
"O processo fotográfico causava verdadeira fascinação em Picasso e ele o enxergava como um meio moderno de ver o mundo. Ele o usou livremente para construir sua própria visão."
Em entrevista à Folha, por fax, Baldassari diz que a partir de suas pesquisas foi possível traçar as influências da fotografia em sua obra pictórica.

Folha - Como a senhora avalia a série de fotos que está no Masp e mostra as fases da obra "Guernica"?
Anne Baldassari -
As nove imagens de Dora Maar são partes integrantes da tarefa de Picasso e se tornaram uma espécie de guia, fornecendo a visão completa do que ele estava fazendo.
A violência da composição representa a interpretação pictórica do choque visual causado pelas fotos e manchetes dos jornais, que denunciavam os ataques nazistas no vilarejo basco. Os tons em preto-e-branco também foram inspirados pelas fotos do bombardeio.

Folha - Em que momento da vida do artista a fotografia ganhou interesse?
Baldassari -
Encontrei em seu arquivo fotos datadas de 1880 a 1890. Existem alguns trabalhos realizados em 1900. Nesse ano, em 11 de abril, a fotografia o inspirou a compor a obra "O Retrato de Christiansen", ilustração para um poema de Joan Oliva Bridgman.

Folha - E as "Senhoritas de Avignon", seu marco cubista?
Baldassari -
Como explico em meu livro, depois de muitos estudos e esboços Picasso parece ter incorporado em cada uma das figuras da pintura os elementos formais originados de cartões postais de sua coleção. Há vários com imagens de grupos étnicos e vestimentas regionais.
Acredito que o cartão "Types of Women", datado de 1906 e de autoria de Edmond Fortier, que mostra mulheres do Sudão, contribuiu para o esquema inicial da obra e da gênese das figuras.


Mostra: Picasso: Anos de Guerra 1937 -1945 Quando: ter. e qua, das 10h às 18h; quin. e dom., das 10h às 20h; sex. e sáb., das 10h às 22h. Até 15 de novembro Onde: Museu de Arte de São Paulo (av. Paulista, 1.578, Cerqueira César, tel. 251-5644) Quanto: R$ 10 e R$ 5 (grátis para menores de 10 anos e maiores de 60) Patrocínio: Bradesco Seguros e Telefônica

Texto Anterior: Interatividade: Peça de Stockler e Pannunzio estréia hoje no Centro Cultural
Próximo Texto: Maar retratou "Guernica"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.