São Paulo, terça-feira, 05 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Milho invade áreas da soja; algodão cresce 29%

FREE-LANCE PARA A FOLHA

As expectativas em relação à safra da soja são boas. "O mercado aqueceu por causa do problema da vaca louca, o que valorizou o farelo no mercado internacional", explica Vânia Guimarães, da Esalq. Mesmo assim a área de plantio diminuiu em alguns Estados, para dar espaço ao milho.
Os dados da Conab mostram que em Mato Grosso, maior produtor de soja do país, a área plantada deve ter aumento de cerca de 8,5%, chegando a 2,929 milhões de ha. Em Mato Grosso do Sul deve haver uma redução de 2,5%, caindo para cerca de 1,078 milhão de ha, e em Goiás, a estimativa de área é de no máximo 1,44 milhão de ha, com uma diminuição média de 1,5%.
A estimativa da Conab para produção em Mato Grosso é de pelo menos 8,753 milhões de t, o que representa um acréscimo de 7,4% em relação à safra passada.
Em Mato Grosso do Sul, a produção deve ser de no mínimo 2,762 milhões de t, com aumento de 21,8%.
Já em Goiás esperam-se 3,706 milhões de t, o que representaria uma queda de 9% em relação a 99.

Algodão
Vânia Guimarães destaca o crescimento do algodão na região Centro-Oeste.
O maior produtor do Brasil é Mato Grosso, que nesta safra deve produzir 441,6 mil t de algodão em pluma, o que corresponderia a 53% da produção nacional.
"O algodão está sendo a estrela da agricultura em Mato Grosso. O trabalho de divulgação no exterior tem surtido efeito positivo. Nesta safra devemos ter um volume apreciável nas exportações, com perspectiva de aumento para 2002", diz Cloves Vettorato, diretor de relações institucionais da Fundação Mato Grosso.
Segundo a Conab, a área plantada em Mato Grosso deve aumentar 29,5%, totalizando 347,6 mil ha. Em Mato Grosso do Sul estima-se um aumento de 10%. Em Goiás, de 14%. A produção total no Centro-Oeste do algodão em pluma deve aumentar entre 25% e 29%.



Texto Anterior: Agrobusiness: Clima favorece o plantio no Centro-Oeste
Próximo Texto: Plantio de arroz pode cair 23%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.